Fé dos “grandões”: 1ª romaria dos caminhoneiros reúne mais de 100 caminhões, em Paranaguá
Eles acordaram cedo no sábado (9), com um objetivo: demonstrar a devoção por Nossa Senhora do Rocio de forma, até então, inédita. A 1ª Romaria dos Caminhoneiros teve concentração no pátio da CBL (Companhia Brasileira de Logística S/A), de onde partiu passando pelas avenidas Senador Atílio Fontana e Bento Rocha até chegar ao santuário da padroeira do Paraná. Integrando o longo comboio, que percorreu o trajeto de 6 km, com mais de 100 caminhões, estava Ari Alves Santana, funcionário da Copadubo.
Filho de caminhoneiro e também motorista de transporte de cargas há 25 anos, Ari fez questão de enfeitar o caminhão para reverenciar Nossa Senhora do Rocio.
“Nossa Senhora do Rocio na minha vida é muito maravilhosa, são muitas bençãos em minha vida, sou muito devoto dela. Participo das novenas e não podia perder essa 1ª Romaria dos Caminhoneiros”, disse ao JB Litoral.
BÊNÇÃO
Ainda no pátio de caminhões da CBL, onde aconteceu a concentração da romaria, os caminhoneiros recepcionaram com alegria o caminhão que transportava a imagem de Nossa Senhora do Rocio e a de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Além disso, antes de iniciar o percurso, receberam a bênção do padre Thiago Trigo, pároco da Igreja São Cristóvão, em Paranaguá.
“É um momento de muita alegria e muita emoção a paróquia São Cristóvão poder integrar, de forma mais efetiva, essa programação da festa de Nossa Senhora do Rocio. O Paraná é um estado que vive na estrada, toda a produção agrícola passa pela nossa cidade, passa pela nossa Paróquia de São Cristóvão, passa pelas portas do Santuário Nossa Senhora do Rocio. Então, é uma maneira muito justa de homenagear aos nossos motoristas, nossos caminhoneiros e seus familiares”, afirmou o padre.
Os devotos também arrecadaram alimentos para doar ao Santuário do Rocio que atende a mais de 20 instituições sociais.
SUCESSO E ORGANIZAÇÃO
Com a programação divulgada com antecedência, muitas pessoas esperavam nas calçadas pela passagem da romaria que tomou conta das avenidas, ao som de muitas buzinas. Para organizar o trânsito na região por onde passavam os veículos, bloqueios foram realizados pela Guarda Civil Municipal, até a chegada ao santuário, onde os caminhoneiros receberam nova bênção com água benta.
ALEGRIA EM PARTICIPAR
O gerente geral do terminal da CBL em Paranaguá, Carlos Camillo Junior, contou que foi uma alegria poder colaborar com a realização da 1ª Romaria de Caminhoneiros.
“É mais uma forma de nos envolvermos com a comunidade. O Grupo Interalli vem desenvolvendo estratégias para apoiar e desenvolver mais a comunidade de Paranaguá, de modo a retribuir tudo o que a comunidade também faz por nós. Então, é mais uma forma de acolher o caminhoneiro, oferecer para ele conforto, segurança, para que ele possa desenvolver a atividade dele de uma forma segura e com conforto”, ressaltou Camillo.
“É um privilégio para a gente receber a comunidade e contribuir para o sucesso desse evento. Agradecemos à Organização da romaria por essa oportunidade de nos proporcionar esse ambiente seguro para acolher a todos os caminhoneiros”, reforçou o supervisor do pátio da CBL, Jhonatas Laguna.