Feira de Imigrantes e Refugiados acontece nesta sexta-feira (22), em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 21/09/2023 às 16h04 Atualizado 19/02/2024 às 00h14
Feira acontece na Paróquia São Cristóvão, no Jardim Iguaçu. Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.

Para imigrantes e refugiados que buscam uma vaga de emprego, qualificação profissional ou regularização de documentos, Paranaguá ofertará esses e outros serviços nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, na Paróquia São Cristóvão, localizada no Bairro Jardim Iguaçu.

A feira contará com a divulgação de vagas de emprego da Agência do Trabalhador, que direcionará os candidatos para entrevistas, além da divulgação de cursos, aplicação da vacina contra gripe e COVID-19, cadastro do CadÚnico e orientações referentes à saúde da mulher e cadastro no programa Carteira Lilás.

Segundo o secretário do trabalho, João Lozano, este evento é um reflexo do compromisso do Município em acolher e integrar imigrantes e refugiados, proporcionando oportunidades para que eles consigam construir uma nova vida no Brasil.

A colaboração dessas comunidades enriquecem nossa cidade de diversas maneiras, e estamos comprometidos em apoiá-los em sua busca por empregos e oportunidades de crescimento. É por isso que o Sistema Nacional de Emprego (SINE) também estará presente na feira”, destaca João.

De acordo com a secretária da mulher, Vandecy Dutra, a pasta disponibilizará serviços como orientação jurídica sobre direitos humanos, saúde da mulher, além de informações sobre oportunidades de emprego que fazem parte do banco de dados do Carteira Lilás.

Nossa secretaria busca contribuir para que as imigrantes e refugiadas se sintam valorizadas e respeitadas em sua nova comunidade. Isso não apenas facilita sua adaptação, mas também fortalece a diversidade e a cultura de nossa cidade, enriquecendo a vida de todos os envolvidos”, destaca a secretária.

A iniciativa é uma realização da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado em parceria com a Prefeitura de Paranaguá.