Feira de Serviços da prefeitura de Paranaguá encerra Semana da Mulher com empreendedoras divulgando seus trabalhos


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/03/2022 às 18h02 Atualizado 17/02/2024 às 03h38

Os eventos realizados pela prefeitura de Paranaguá, programados para a Semana da Mulher, se encerraram nesta sexta-feira (11), com a Feira de Serviços oferecida no Ginásio de Esportes João Hélio Alves, localizado no Jardim Esperança. Das 08h às 17h, a população e, especialmente, as mulheres, puderam aproveitar os atendimentos gratuitos ofertados no local.

Entre os serviços oferecidos estavam cortes de cabelo, Educação para o Trânsito, Centro Integrado de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (CAICAVV), cadastro para educação infantil, vacina móvel, odontomóvel, teste rápido para hepatite e outras doenças, cadastro no programa Auxílio Brasil, vagas de cursos com o Provopar, vagas de emprego, Sala do Empreendedor e mais.

Também na Feira de Serviços, as mulheres empreendedoras da cidade, que se inscreveram na prefeitura, puderam expor seus trabalhos e, assim, divulgá-los. Foram diversas categorias de produtos como do setor alimentício, moda, artes, aromaterapia, artesanato entre outros.

Mulheres empreendedoras tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos. Foto: JB Litoral

A empreendedora e artesã Édina Grzybowski foi uma das que aproveitou a oportunidade para expor suas artes manuais feitas com produtos recicláveis. “O pessoal da prefeitura foi muito bem organizado na divulgação da Feira de Serviços, foi excelente e, para nós, isso abre muitos caminhos. Nós, artesãs, estamos dentro de casa, fechadas com o trabalho, principalmente por causa da pandemia, sem divulgação, e era disso que a gente precisava – mostrar o nosso trabalho, um espaço adequado, com estrutura como mesa, cadeira, um local coberto. E a Feira hoje nos permitiu tudo isso”, comenta.

Com um espaço dedicado à venda de seus produtos que já seguem a tendência da Páscoa – como latas recheadas com chocolates, entre outros -, ela comemora a receptividade e participação da comunidade. “O povo veio participar da Feira de Serviços e, com isso, prestigiou nosso trabalho. No meu caso, faço novos produtos com velhos que iriam fora, como lata, vidro, garrafa pet e madeira. Dessa forma, ainda ajudamos a reduzir a quantidade de lixo, favorecendo o meio ambiente”, diz.

Para conhecer melhor o trabalho de Édina, basta ligar ou enviar um WhatsApp ao número 041 99772-2185 ou 99721-8557. “Já estamos com cestas de Páscoa, recheadas ou não, latas para cozinha para guardar talheres e etc”, conclui.

Demais serviços

De acordo com a superintendente na secretaria municipal de Gabinete Institucional, Vanessa Franssozi, o período com mais procura pelos serviços foi à tarde. “Vimos bastante procura para fazer o cartão do Tarifa Zero e dos serviços da secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Saúde. A maioria das pessoas que vieram até aqui foi do próprio bairro, mas também tivemos dois grupos que vieram no ônibus gratuito disponibilizado pela Viação Rocio, a maior parte das pessoas era da Vila Santa Maria e Serraria do Rocha”, diz.

Ela também destaca que as empreendedoras conseguiram atingir o objetivo de divulgar seu trabalho e mostrar seus produtos. Além disso, também receberam atendimento às suas demandas com a Sala do Empreendedor, que orientou sobre a criação do MEI, entre outros.

É importante agradecer às instituições parceiras que apoiaram o evento, como a UNOPAR, Instituto Federal do Paraná, Senac e Sesc, Guarda Civil Municipal, que esteve presente com duas frentes falando sobre educação no trânsito e violência doméstica, e a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal”, afirma Vanessa.

Vanessa comenta que o período com maior procura pelos serviços foi à tarde. Foto: JB Litoral

Serviços de saúde

Durante a Feira de Serviços, a população também teve acesso à vacinação contra a Covid-19 e exames rápidos de sífilis, HIV e hepatite. Especialmente para as mulheres e, aproveitando a campanha Março Lilás, que trata sobre o combate ao câncer do colo do útero, ainda foi oferecido o exame Papanicolau, mais conhecido como preventivo.

Cerca de 200 pessoas, entre homens, mulheres e crianças realizaram a vacinação contra o coronavírus. E, aproximadamente, 40 mulheres fizeram seu exame preventivo e receberam orientações a respeito do câncer do colo do útero”, pontua a diretora de enfermagem da secretaria municipal de Saúde, Mirian Simeão da Silva.

O prefeito Marcelo Roque (Podemos), que esteve no evento pela manhã, ressalta a importância dos atendimentos às mulheres empreendedoras. “As portas da secretaria de Indústria e Comércio estão abertas para que estas mulheres possam se formalizar, capacitar e ter melhores condições para tocarem seus negócios. A Semana da Mulher foi bem executada e todos os envolvidos estão de parabéns”, diz.

Já a secretária municipal de Gabinete Institucional e primeira dama, Amanda Roque, destaca que a oportunidade oferecida na Feira de Serviços promove as mulheres parnanguaras. “Precisamos evidenciar o trabalho dessas mulheres guerreiras, tenho a certeza de que este evento vai gerar oportunidades a todas”, conclui.