Festa de Nossa Senhora do Rocio: programação para 2024 celebra 211 anos de tradição com novidades
A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, chega em 2024 à sua 211ª edição. A festividade, que une espiritualidade, devoção e uma série de atividades culturais, está programada para acontecer de 6 a 15 de novembro em Paranaguá, com expectativa de atrair milhares de fiéis.
O reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, destaca a importância da festa, que já ultrapassa dois séculos de história. “Este ano, estamos com uma expectativa muito boa, especialmente porque o dia 15 de novembro, data da celebração principal, cai numa sexta-feira, feriado nacional, o que deve aumentar ainda mais a participação popular“, afirma o padre.
Programação religiosa
A novena em preparação para o dia de Nossa Senhora do Rocio ocorre de 6 a 14 de novembro, com celebrações diárias em seis horários diferentes: às 6h, 9h (dedicada às crianças e estudantes), 12h, 14h, 16h e 19h. “A novena solene das 19h será presidida sempre por um dos bispos do Paraná, tornando esse momento especial para a comunidade“, explica Padre Dirson.
No dia 15 de novembro, dia dedicado à Padroeira, serão realizadas seis missas ao longo do dia, com destaque para a presença de três canais de televisão católicos com abrangência nacional: TV Aparecida, TV Pai Eterno e TV Evangelizar. “Será uma celebração acompanhada por fiéis de todo o Brasil“, celebra o padre.
Procissões e romarias: novidades e tradição
A programação de procissões começa mais cedo este ano, no dia 3 de novembro, com atividades diferenciadas:
- 1º Passeio Pet com a Mãe do Rocio: Às 8h, fiéis acompanham seus animais de estimação em procissão do Santuário São Francisco das Chagas até o Santuário Estadual (de carro), onde receberão a bênção.
- 10ª Cavalgada dos Cavaleiros: Também no dia 3, às 8h, a cavalgada sairá da Fazenda Mandaguari, em mais uma homenagem a Nossa Senhora do Rocio.
- 4ª Moto Romaria: À tarde, outra procissão sai da Paróquia Santa Josefina Bakhita, com motociclistas recebendo a bênção do Padre Roberto.
Em 9 de novembro, outras romarias completam a programação:
- 1ª Romaria dos Caminhoneiros: Às 8h, saindo da Paróquia São Cristóvão.
- 3ª Romaria das Crianças: Às 10h, nas proximidades do Santuário.
- 12ª Procissão Ciclística: À tarde, com saída da Paróquia Nossa Senhora da Paz.
No dia 10 de novembro, a 19ª Procissão Marítima será realizada, com a tradicional saída dos barcos do trapiche do centro às 8h. “Este ano, teremos a bênção especial do Padre Bino às embarcações na nova ponte da Ilha dos Valadares, antes da chegada ao Rocio“, comenta Padre Dirson. Assim que os barcos chegarem ao Santuário, será partilhado o tradicional bolo de Nossa Senhora do Rocio, serão três mil pedaços.
Ainda no mesmo dia, às 16h, será realizada a 8ª Procissão Motorizada, com saída da Paróquia São João Batista.
A maior de todas as procissões acontece no dia 15 de novembro, às 16h, quando mais de 100 mil pessoas são esperadas para a caminhada do Santuário até a Catedral Diocesana de Paranaguá. “No ano passado, contamos com mais de 100 mil fiéis, e esperamos um número ainda maior este ano“, disse o padre.
Shows e prêmios
Além da intensa programação religiosa, a festa também traz eventos culturais e de entretenimento. No dia 15, às 20h, será realizado um show com o Padre Fábio de Melo na Praça da Fé, no Rocio, evento gratuito e aberto ao público. “O padre Fábio de Melo já confirmou presença e promete trazer novidades em relação ao show do ano passado“, adianta o pároco.
Outro grande atrativo é o Show de Prêmios, que visa arrecadar fundos para a manutenção do Santuário do Rocio. “Estamos com cinco prêmios valiosos: um notebook, R$ 5 mil, uma TV de 43 polegadas, uma moto Yamaha 0 km e um carro Onix 0 km“, detalha Padre Dirson. Ele ainda ressalta que o valor arrecadado será fundamental para a instalação de um sistema de ar-condicionado no Santuário até 2025. “Nosso objetivo é oferecer mais conforto para os fiéis, especialmente durante o verão, quando o calor se torna quase insuportável“, diz.