Festival de Gastronomia Caiçara de Pontal do Paraná celebra a tradicional culinária local


Por Luiza Rampelotti Publicado 27/06/2023 às 19h00 Atualizado 18/02/2024 às 15h16

Pontal do Paraná se prepara para sediar a terceira edição do Festival de Gastronomia Caiçara, que será realizado de 2 a 30 de julho, em diversas localidades do município. Até o momento, nove restaurantes já estão confirmados, mas as inscrições continuam abertas até a próxima sexta-feira (30).

O evento tem como destaque a cambira, uma iguaria tradicional da região, e busca promover a diversidade da culinária caiçara, resgatando as tradições do litoral paranaense. Além disso, o festival tem como objetivo impulsionar a economia durante a baixa temporada, já que todas as regiões de Pontal serão movimentadas.

O festival fomentará o turismo gastronômico em todo o município, que foi dividido em seis setores para atender a todos. No Setor 1, ficam os restaurantes participantes localizados em Monções, Praia de Leste e demais balneários até as divisas com Santa Terezinha e Comunidade do Guaraguaçu. Já no Setor 2, ficam os de Santa Terezinha e demais balneários até a divisa com Ipanema.

No Setor 3, são os participantes de Ipanema, Grajaú e demais balneários até a divisa com Shangri-lá. Já no Setor 4, são os de Shangri-lá e demais balneários até a divisa com Pontal do Sul.

No Setor 5, ficam aqueles localizados na região de Pontal do Sul (Ponta do Poço, Pontal II, Jardim Marines e demais localidades), além da comunidade do Maciel. Por fim, no Setor 6, os que ficam na comunidade do Guaraguaçu e Colônias Pereira e Maria Luiza.

Cambira, a grande estrela


A cambira, prato oficial do município desde 2006 e receita tipicamente litorânea, é preparada com peixe seco e defumado, onde o sal conserva especialmente a tainha, um peixe abundante no litoral. O prato é servido em panelas de barro com água e especiarias como tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas, resultando em um caldo grosso, acompanhado de banana e pirão.

Segundo a Prefeitura, o Festival de Gastronomia Caiçara é uma iniciativa que valoriza a cultura local, enaltece a pesca artesanal, promove a culinária típica da região e atrai visitantes interessados em apreciar os sabores autênticos e aromas característicos da cozinha regional. Com a participação de bares e restaurantes do município, tanto a cambira tradicional quanto suas releituras serão oferecidas ao público, estimulando a criatividade dos chefs e cozinheiros para cativar os visitantes.

Gilberto Keserle, secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, destaca que a participação no festival é gratuita e de fácil processo. Ele também informa que o município oferece oficinas de capacitação para os estabelecimentos, visando qualificar ainda mais o atendimento aos turistas.

O evento representa uma excelente oportunidade para impulsionar a economia do município durante a baixa temporada. O festival foi criado para que os comerciantes possam atrair turistas e consumidores para a região, movimentando, assim, o setor da gastronomia e contribuindo para a geração de renda“, destaca Keserle.

Pratos confirmados


Um dos nove estabelecimentos que já estão confirmados no festival é o Restaurante Caiçara da Néia, localizado no Setor 5, que oferecerá os pratos “Cambira no Rancho” e “Tarteletes à Moda Caiçara”.

Querén Quezia Jemima de Borba é a proprietária e a cozinheira chefe. Seu estabelecimento participou das primeiras duas edições do evento que, segundo ela, “foram de muito sucesso”.

O desafio de fazer um prato com a base da cambira nos leva a uma adrenalina surreal. Além disso, nosso restaurante obteve uma visibilidade gigantesca durante o festival, o fluxo de atendimento dobrou”, conta ao JB Litoral.

Ela revela que o desafio e a ansiedade para a premiação é o que a incentivou a participar das edições seguintes do evento. Querén também fala sobre a expectativa para a 3ª edição.

Para esse ano é muito maior, pois os clientes que nos prestigiaram nas edições anteriores já estão mandando mensagem para saber qual prato vamos oferecer. E, desta vez, serão duas categorias; a de Melhor PF e Melhor Petisco”, comenta.

Para a categoria de Melhor PF, a cozinheira chefe decidiu trazer um prato em homenagem aos pescadores que sobrevivem da pesca da tainha, chamado “Cambira do Rancho”. “O nome desse prato foi escolhido para homenagear esses pescadores, pois o rancho é o nome que se foi dado às casas provisórias que cada família tem que montar para a época da tainha. Nesse rancho, as famílias ficam morando durante toda a pesca do peixe. E a cambira também está presente no acampamento, sendo um dos pratos que mais alimentam os pescadores”, explica.

O “Cambira do Rancho” é composto pelo feijão com cambira, arroz branco, a cambira e farinha de mandioca. O valor será de R$ 44,90.

Já na categoria de Melhor Petisco, o prato será o “Tarteletes à Moda Caiçara”, mini tortinhas de origem francesa, com purê de banana da terra e cambira refogada com carne de siri, no valor de R$ 35. “Ao consumir essa receita, você sentirá o sabor defumado da cambira com o adocicado da banana. Sem perder a cultura caiçara, essa releitura veio para lembrar das nossas raízes com um toque de bom gosto e requinte”, conta Querén.

Concurso de Gastronomia Caiçara


Durante o festival, também será realizado o tradicional Concurso de Gastronomia Caiçara, onde os estabelecimentos serão premiados pelos melhores pratos típicos. As categorias em destaque são: Melhor Cambira Tradicional, Melhor PF Caiçara com Cambira e Melhor Petisco Caiçara (releitura da cambira). Essa competição desafia a criatividade dos comerciantes e cozinheiros, estimulando as vendas e apresentando ao público a qualidade da culinária local.

Na última edição, o prefeito Rudão Gimenes, de Pontal, apreciou os pratos servidos no Restaurante Caiçara da Néia. Foto: Arquivo pessoal

Os interessados em participar do festival podem se inscrever apenas no “Festival de Gastronomia Caiçara”, que envolve pratos elaborados com frutos do mar, ou também no concurso, que exige receitas com peixe salgado/defumado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, mediante leitura do regulamento e preenchimento da ficha de inscrição.

O Festival de Gastronomia Caiçara conta com o apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná, da Adetur Litoral (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), do Governo do Estado do Paraná, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Pontal do Paraná), visando valorizar a pesca artesanal, a gastronomia local e a proporcionar benefícios econômicos aos participantes.