Fiéis surpreendem e decidem realizar Procissão Solene a pé
Pensada para ser mais uma vez em formato de carreata, a procissão solene, em homenagem à Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, nesta 208ª edição surpreendeu a todos os envolvidos na tarde da última segunda-feira (15).
A demonstração de fé, daqueles que acompanhavam o tradicional evento, foi além das expectativas e milhares de devotos cruzaram todo o trajeto caminhando, como manda o ritual.
O JB Litoral acompanhou todo o percurso em direção à Catedral Diocesana e as imagens impressionaram os usuários das redes sociais que puderam assistir a transmissão do evento religioso. Durante a transmissão, inúmeros comentários emocionados demostravam o quanto a santa, que representa todo o povo parnanguara, é importante, para muito além da religião, sendo também um marco cultural da cidade, conhecida por ser o berço do Estado.
Elloyse Bezerra, que mora no Jardim Santa Rosa, acompanhou a procissão e relata ser muito grata à Nossa Senhora do Rocio. “Recebi uma graça muito grande. A minha sobrinha, quando foi nascer, não tinha expectativa de vida. Meu único abrigo foi recorrer à santa e eu fiz o pedido de todo o coração. Ela atendeu e hoje estou aqui para agradecer minha graça recebida. Hoje minha sobrinha tem três anos”, ressalta.
Rosamaria Abreu, de 76 anos, mora na Vila Cruzeiro, e ressalta que dedicou uma vida toda à fé e que passou por uma provação recentemente. “Ano passado eu peguei Covid-19. Fiquei internada e quase morri. Fiz orações à Nossa Senhora do Rocio e graças a ela estou aqui. Se não fosse a minha fé, eu não estaria mais aqui”, comenta a senhora com emoção.
Lourival e Arlinda Nogueira, que moram no Parque São João, estão há 50 anos em Paranaguá e relatam que todos os milagres que tiveram na vida foram graças à padroeira do Paraná. “Minha família é toda devota da nossa mãezinha. Sempre frequentamos os eventos, desde o bingo até a procissão. É maravilhoso estar aqui. Uma honra poder acompanhar esse momento, sabendo que ela faz tanto por todos nós”, explica o casal.
Gabriel Mendes, da Serraria do Rocha, diz que a devoção começou por intermédio dos pais e afirma seguir os passos até hoje. “Sempre fiz as novenas. Eu conheci minha namorada na igreja. Fizemos retiros e saímos namorando. Depois do retiro, a gente veio para a igreja do Rocio. É a nossa 3ª procissão. A nossa santa protege a gente. Não dá para explicar o sentimento”, conclui.
O evento reuniu personalidades, desde o prefeito até o senador Álvaro Dias (PODEMOS). Todo o trajeto foi transmitido pelo JB Litoral. Veja: