Formaturas dos Cursos de Libras para servidores e para a comunidade em geral fortalece a inclusão em Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 22/07/2023 às 17h37 Atualizado 18/02/2024 às 18h00

Na última quinta-feira (20) e sexta-feira (21), aconteceram as formaturas dos Cursos de Libras promovidos pela Secretaria Municipal de Inclusão (SEMI) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI) e com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em Paranaguá. O evento contou com a presença de autoridades, educadores, alunos e membros da comunidade, celebrando a certificação dos formandos que agora estão preparados para atuar na inclusão de surdos em diversos setores da sociedade.

A cerimônia de formatura realizada na quinta-feira (20), na SEMI, teve um caráter inédito, certificando alunos do Curso de Libras destinado a servidores públicos das áreas de Segurança e Saúde. Dentre os 23 formandos estavam policiais militares e civis, guardas municipais e bombeiros, que, ao longo de 4 meses e com uma carga horária de 60 horas/aulas, se dedicaram ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.

O prefeito Marcelo Roque (PSD), presente no evento, expressou sua satisfação com os resultados alcançados pela Secretaria Municipal de Inclusão. “A formatura do Curso de Libras é uma iniciativa importante que trará benefícios à população surda. Parabéns aos formandos e a todos os envolvidos nesse trabalho importante e significativo para a comunidade surda”, disse o prefeito, que anunciou que logo também fará o curso.

Prefeito Marcelo Roque entregando o certificado do curso para a guarda civil municipal Jenifer Caroline Ferreira. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Fortalecimento da inclusão

A secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, compartilhou sua alegria em ver tantas pessoas preparadas para auxiliar a comunidade surda em diferentes contextos da vida. “Ouvimos inúmeras histórias de dificuldades na comunicação devido à surdez e, ao presenciar tantas pessoas que poderão auxiliar surdos e surdas em diversas áreas da vida, somos inundados de felicidade e esperança. Agradecemos profundamente aos professores, servidores e alunos que abraçaram essa iniciativa, pois agora têm o poder de fazer a diferença na vida de outras pessoas”, comentou.  

Uma das professoras do curso foi a vereadora Isabelle Dias, a primeira vereadora surda do Paraná. “Em meu caminho, aprendi que a linguagem não se limita aos sons, mas se enriquece na expressão de mãos que falam e olhares que compreendem. Como educadora e vereadora surda, busco romper as barreiras da comunicação e construir pontes de inclusão para que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas. Ver isso acontecendo em Paranaguá é motivo de muita alegria e orgulho”, destacou.

Segunda etapa das formaturas e parceria com a Unespar

Na sexta-feira (21), foi realizada a segunda etapa das formaturas, marcando outro importante momento na promoção da inclusão em Paranaguá. A Secretaria Municipal de Inclusão, em parceria com a Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranaguá, ofereceu o Curso de Libras para a comunidade em geral.

Formaturas aconteceram na sede da Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Ao todo, 37 formandos concluíram o curso. “Isso demonstra o compromisso da sociedade parnanguara em adaptar-se à inclusão e promover a igualdade de oportunidades para todos. Essa iniciativa certamente deixará um legado positivo para a comunidade surda, possibilitando uma melhor comunicação e entendimento entre surdos e ouvintes, tornando Paranaguá uma cidade mais unida e acolhedora”, destacou a secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared.

Já a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, ressaltou a importância das parcerias para fortalecer ações em prol da inclusão. “A inclusão desempenha um papel fundamental e iniciativas como essa, com professores inclusivos e participação da população, contribuem significativamente para promover a igualdade de oportunidades para todos”, concluiu.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá