GCM resgata pássaros e cães em situação de maus-tratos na Ilha dos Valadares


Por Redação Publicado 24/12/2023 às 18h03 Atualizado 19/02/2024 às 08h51

Agentes da Guarda Civil Municipal foram acionados na manhã deste domingo, 24, para dar atendimento a uma situação de maus-tratos a animais em uma casa na Ilha dos Valadares. A ocorrência foi atendida por uma equipe de patrulhamento de área da GCM após informações repassadas pela Central Controle Operacional (CCO).

Ao chegarem no endereço da denúncia, no bairro 7 de Setembro, os guardas civis constataram que no local havia um cachorro da raça bulldog morto, possivelmente em decorrência de enforcamento por uma corrente que o prendia pelo pescoço.

No local, ainda foram encontrados outros dois cães soltos no quintal, além de sete pássaros silvestres engaiolados e sem anilha de autorização dos órgãos competentes para estarem em cativeiro. Nas diligências, ainda foi encontrado um aquário em situação insalubre, contendo vários peixes.

Nenhum morador foi localizado no momento do atendimento à ocorrência e vizinhos informaram que o responsável pelo imóvel estaria viajando.

Diante da situação, após contato com a Delegacia Cidadã de Paranaguá, os agentes da GCM foram orientados a resgatar os animais e fazer o encaminhamento à unidade policial para que fossem tomadas as providências necessárias.

A situação foi informada também para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e a Ong Focinhos Carentes de proteção aos animais para que pudessem acompanhar todas as diligências.