GCMs participam de resgate a idosa na Ilha do Mel


Por Flávia Barros Publicado 06/05/2023 às 15h22 Atualizado 18/02/2024 às 10h48

Garantir a segurança das pessoas e do patrimônio, autuar suspeitos flagrados cometendo crimes de diversos tipos e no trânsito. Essas são atribuições da Guarda Civil Municipal (GCM) de Paranaguá que a população já está habituada a acompanhar. Mas, na última quinta-feira (4), a equipe da GCM que cumpria plantão na Ilha do Mel foi acionada para atuar em uma ocorrência diferente: ir até a Unidade Básica de Saúde Ana das Neves, na praia de Encantadas, para dar apoio à equipe médica.

Transporte em lancha

De a cordo com o informado pela GCM, quando os agentes chegaram ao local se depararam com a enfermeira e a paciente, uma senhora de 87 anos, que apresentava o quadro clínico de bradicardia (caracterizada pelo ritmo cardíaco irregular ou lento com menos de 60 batimentos por minuto). Os guardas, então, conduziram a paciente e a profissional de saúde com a lancha da instituição Sá da Bandoleira, até o Auto Posto Marítimo de Paranaguá, onde entregaram a paciente aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para acompanhamento médico especializado.

Treinados

Em conversa com o comandante-geral da GCM, Leonidas Martins Junior, ele ressaltou que os agentes fazem treinamentos constantes de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Devido a vários Guardas já estarem formados enfermeiros, brigadistas e socorristas, tentamos nivelar todos para o serviço de excelência à nossa população, inclusive na Ilha do Mel, agora composta por mais um GCM resgatista de combate e emergência. Isso vem a abrilhantar ainda mais o trabalho de nossa instituição”, disse ao JB Litoral.