Boto-cinza é encontrado emalhado e morto em Guaratuba


Por Marinna Prota Publicado 18/08/2021 às 09h26 Atualizado 16/02/2024 às 10h32

Mais uma animal marinho foi encontrado morto nas praias de Guaratuba. Desta vez, um boto-cinza estava nas areias do Balneário Eliane, nesta terça-feira (17). A Secretaria de Meio Ambiente foi acionada, mas ao chegar no local constatou que o animal já estava morto. As equipes do Centro de Estudos Marinhos fizeram a retirada e devem investigar a causa da morte.

O boto-cinza encalhado era uma fêmea, estava muito magra, apresentava infecções e doenças de pele, além do registro de marcas de redes de pesca em partes do corpo do indivíduo. Segundo o médico veterinário responsável pela necropsia, Andrei Brum, é possível que a fêmea tenha parido há poucos meses, pois estava ainda lactante.

“Os botos-cinza avaliados pela equipe têm apresentado uma série de doenças e, possivelmente por estarem debilitados, esta condição influencia emalharem nas redes de pesca”, afirmou. O cenário não difere muito para o animal encalhado no município de Matinhos nesta manhã (18), o qual também era uma fêmea, estava magra e apresentava indícios de interação com petrechos de pesca.