Governador pede rapidez na liberação de nova concessão da BR-277 e recuperação da via


Por Redação Publicado 10/03/2023 às 14h43 Atualizado 18/02/2024 às 06h27
Neste momento, há um desvio operacional na BR-277, km 33. No sentido Curitiba/Paranaguá, o tempo de viagem estimado é de 2h35min, com 3km de fila. Já no sentido Paranaguá/Curitiba, o tempo médio de viagem é de 2h51min, com 2km de fila no km 33. Foto: DER/PR

Nesta sexta-feira (10), o governador Ratinho Júnior (PSD) reforçou o compromisso do Governo do Estado em revitalizar a BR-277, sentido Litoral, que sofre com as fortes chuvas e com deslizamentos de terra desde outubro de 2022, época em que aconteceu o primeiro desmoronamento de rochas.

Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado anunciou que as obras nos km 39 e 41 da BR-277, região de Morretes, atingidos por deslizamentos após fortes chuvas em novembro do ano passado, estavam na fase final. Contudo, com as chuvas de verão, um dos trechos da via começou a afundar a pouco mais de 5 km de distância de um dos pontos atingidos, causando uma interdição completa por 20 horas, da meia-noite de terça-feira (7) até às 20h de quarta-feira.

O governador conta que, na última quarta-feira (8), o Governo do Estado encaminhou ofício ao Ministério dos Transportes pedindo celeridade nas obras de recuperação para retomar o fluxo de carga entre o interior e o Porto de Paranaguá.

Estou no Japão para trazer investimentos ao Paraná e abrir mercado para a carne suína, mas tenho acompanhado a fissura na BR-277, na rodovia federal. O Darci Piana tem me informado e mandou um ofício para o Ministério dos Transportes pedindo agilidade para resolver o problema. E o Governo Federal já mandou geólogos e investimentos para essa rodovia“, afirmou o governador.

Solução é nova concessão

Ratinho destaca que a solução a longo prazo para a rodovia é criar uma nova concessão, mas que a medida depende de autorização da União. “Precisamos buscar uma solução com as concessões, estamos esperando uma proposta do Governo Federal para finalizar essa parceria, que é tão importante para a nossa infraestrutura. O Paraná tem pressa, nós estamos em um momento de crescimento na economia, temos uma grande geração de emprego e temos que ter infraestrutura adequada“, declara.

Em janeiro deste ano, Ratinho Junior afirmou que o programa de concessões rodoviárias do Paraná estava com discussões avançadas para a liberação do leilão dos primeiros lotes e que o objetivo comum da União e do Estado é manter a modelagem que passou por amplo estudo técnico e consulta pública em 2021, que prevê um pacote grande de obras, tarifas mais baixas em relação às praticadas anteriormente e disputa na Bolsa de Valores com o modelo híbrido, com disputa livre de preço e garantia de execução dos investimentos. 

Segundo ditames estabelecidos no acordo entre a União e o Governo do Paraná, estão previstos investimentos de mais de R$ 50 bilhões em obras de duplicações, contornos e viadutos, que devem ser realizadas no período inicial dos contratos, que terão validade total de 30 anos. O leilão será pela menor tarifa, com disputa livre, com um aporte financeiro em relação ao desconto concedido, chamado de seguro-usuário, para garantir a execução do acordo.

Tráfego na rodovia agora

Neste momento, há um desvio operacional na BR-277, km 33. No sentido Curitiba/Paranaguá, o tempo de viagem estimado é de 2h35min, com 3km de fila. Já no sentido Paranaguá/Curitiba, o tempo médio de viagem é de 2h51min, com 2km de fila no km 33.