Governo do Estado lança edital para conclusão do Centro da Juventude de Paranaguá


Por Redação Publicado 10/10/2023 às 11h39 Atualizado 19/02/2024 às 01h50
A obra até começou a ser executada, mas foi paralisada pouco tempo depois e, desde 2011, está abandonada. Foto: JB Litoral.

No dia 1º de novembro acontece a sessão pública de licitação para contratação da empresa que concluirá a obra do Centro da Juventude de Paranaguá. O investimento previsto é de R$ 7,4 milhões. Atualmente, a construção está paralisada, mas a expectativa é que seja retomada já no primeiro semestre de 2024.

Localizado na Vila dos Comerciários, o Centro da Juventude de Paranaguá atenderá os jovens de todo o Litoral. O projeto arquitetônico segue o padrão estabelecido pela Secretaria das Cidades, também responsável pela licitação, que ocorrerá de forma online, por meio do canal da Secid no YouTube.

Promoção da cidadania

Os Centros da Juventude são espaços de convivência para adolescentes e jovens que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. Programa do Governo do Estado, a cargo da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), o objetivo é ofertar ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política para os jovens e adolescentes e afastá-lo de situações de risco e vulnerabilidade social.

O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação. Os Centros da Juventude fazem parte da rede socioassistencial de proteção social, pois convergem com os objetivos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, da proteção social básica e da política de assistência social.

Os espaços atendem adolescentes e jovens, prioritariamente entre 12 e 18 anos, pertencentes a comunidades com índices de vulnerabilidade e risco social e também é aberto à comunidade.

*Com informações da AEN.