Governo do Estado promoverá sessões de cinema em cidades do Litoral


Por Redação Publicado 15/12/2022 às 17h58 Atualizado 18/02/2024 às 00h08

Uma iniciativa do Governo do Paraná vai chegar ao Litoral durante a temporada, como parte da programação do Verão Maior Paraná. As sessões gratuitas do “Cinema na Praça” serão realizadas em espaços públicos nos municípios de Matinhos, Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná entre os dias 4 de janeiro e 12 de fevereiro de 2023.

O objetivo é levar o entretenimento do cinema e proporcionar acesso à cultura de forma gratuita para os espectadores desses municípios. “Esse é um projeto que envolve espectadores de todas as idades, por isso, também tem tudo a ver com a temporada de férias, quando as pessoas querem se divertir em família”, diz André Avelino, coordenador de ação cultural e economia criativa da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Elaine Pereira Almeida, representante da Governadoria, destaca o sucesso que as exibições têm feito no Interior do Estado. A retomada da programação aconteceu em outubro. “Temos tudo para reproduzir esse alcance no Litoral e consolidar o Cinema na Praça como uma grande realização do governo no setor cultural”, diz. 

Dois filmes foram selecionados para esta etapa: “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família” e “Os Croods 2 – Uma Nova Era”. As sessões acontecem sempre às 19h e 21h e estão sujeitas a remarcações devido às condições climáticas. 

As produções são concedidas pela Motion Picture Association of America – associação comercial americana que representa os principais estúdios cinematográficos de Hollywood. A programação conta com acessibilidade, disponibilizando as primeiras fileiras para pessoas com deficiência, idosos e gestantes. Todos os filmes têm classificação livre para que todas as famílias tenham acesso à iniciativa.

O Cinema na Praça é um projeto do Governo do Paraná executado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e Casa Civil – Governadoria. Ele conta com a parceria da Renault, por meio do Paraná Competitivo. O projeto está previsto no Plano de Governo, dentro da linha de Fortalecimento de Políticas Públicas de Cultura.

*Com informações da AEN