Governo repassa recursos para revitalização de terminais aquaviários


Por Redação JB Litoral Publicado 25/10/2017 às 17h47 Atualizado 14/02/2024 às 22h58

O Governo do Paraná vai repassar recursos para a  revitalização dos terminais aquaviários de embarque de passageiros em Pontal do Paraná e na Ilha do Mel. A prefeitura do município lançou nesta semana o edital de licitação para as obras. O certame, que deve ser concluído na primeira semana de novembro, prevê obras de melhorias nos três pontos de embarque existentes: um em Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, e dois na Ilha do Mel, nas praias de Encantadas e Brasília. O teto estipulado para a licitação é de R$ 1,6 milhão e vencerá a empresa que conseguir fazer as obras e cobrar o menor valor de tarifa dos usuários.

As estruturas vão contar com ambientes climatizados, catracas e bilheterias novas para o controle de passageiros. No terminal de embarque de Pontal será feita a reforma das 14 lojas existentes e dos banheiros. Os três pontos também receberão melhorias no acesso a portadores de necessidades especiais, informações turísticas.

A nova empresa que vai gerenciar os três pontos de embarque também deverá disponibilizar sistema de venda online e pelo menos cinco pontos de venda em cada um dos locais de embarque, além de outros pontos de venda a critério da vencedora da licitação. A expectativa é que o sistema de venda de bilhetes esteja funcionando a partir de 20 de dezembro.

 

PONTO TURÍSTICO

A Ilha do Mel é o segundo ponto turístico mais importante do Paraná e um dos mais conhecidos do mundo. A revitalização dos três pontos de embarque é aguardada há tempos pela população do litoral. As instalações atuais foram construídas em 1991 e sofreram poucas melhorias desde então.

Para o presidente da Associação Comercial de Pontal do Paraná, Gilberto Espinosa, o conforto gerado por estas novas instalações vai promover o turismo náutico do litoral paranaense. “Todos os anos turistas de várias partes do mundo movimentam diversos setores de nossa cidade e estas melhorias só trarão benefícios”, prevê.