“Grito de paz”: Mãe da youtuber Isabelly promove manifesto em frente ao Santuário do Rocio


Por Maisy Pires
mae isa youtuber

Foto: arquivo pessoal

Agradecer e pedir pelo fim da violência, esses são os objetivos de Rosania Santos, mãe da youtuber Isabelly Cristine, ao promover o “Manifesto da Paz: um grito a não violência em Paranaguá e Litoral”. A jovem foi morta aos 14 anos, no dia 14 de fevereiro de 2018.

O ato de paz acontecerá neste domingo (27), às 15h, em frente ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. “Iremos soltar 60 balões brancos, simbolizando a paz e o grito de cada mãe que perdeu seus filhos para a violência”, explicou Rosania ao JB Litoral.

A mãe disse ainda que a ideia surgiu há quatro anos, mas ela só realizaria após a condenação do assassino. “A ideia surgiu desde que marcaram o primeiro júri da minha filha, pois eu tinha sonhado com ela de branco e pensei em usar a cor como uma forma de agradecimento por ter alcançado o júri popular. Porém, o primeiro júri foi cancelado e não consegui realizar”, contou.

“Sonhei com minha filha de branco”. (Foto: arquivo pessoal).

Júri realizado

Após dois adiamentos, o júri popular, que condenou Everton Vargas a 14 anos de prisão, aconteceu no dia 7 de setembro deste ano, no Fórum de Ipanema, em Pontal do Paraná. Além da prisão, a justiça determinou o pagamento de R$ 30 mil para cada um dos pais da vítima.

Apesar da demora, Rosania ressaltou que nunca desistiu de buscar por justiça. “Não adianta reclamarmos e ficarmos de braços cruzados. Paranaguá terá o grito de “chega de violência” e eu não me calarei diante de injustiças. Espero que mães que perderam seus filhos, assim como eu, para a violência estejam lá. Será um momento para soltarmos o grito de esperança e paz”, reforçou.

1/2 A jovem era proprietária do canal “Isa Top Show”. (Foto: arquivo pessoal)
2/2 Isa entrevistava personalidades locais e nacionais. (Foto: Arquivo pessoal)

Relembre o caso

O crime aconteceu na madrugada de 14 de fevereiro de 2018, na PR-412, entre os balneários Ipanema e Praia de Leste, em Pontal do Paraná. Isabelly retornava para casa, em Paranaguá, após uma gravação para o seu canal no YouTube.

De acordo com o inquérito da Polícia Civil, a adolescente foi atingida por um tiro acima do olho esquerdo. Ela estava no banco de trás do carro, ao lado da mãe. Nos bancos da frente do veículo, estavam um amigo e o pai do amigo, que era o motorista, e afirmou, em depoimento, que foi fechado por um carro pouco antes do crime. Ele também relatou que, logo após a fechada, o outro carro parou a cerca de 60 metros. Nesse veículo estavam os irmãos Everton e Cleverson Vargas, que dirigia o carro.

Ainda segundo o motorista do automóvel em que estava Isabelly, um dos ocupantes do outro veículo (Everton Vargas) atirou três vezes contra o carro em que eles se encontravam. A youtuber chegou a ser socorrida, mas morreu horas depois.

Os irmãos Everton e Cleverson Vargas disseram, à época, que foram ameaçados e agiram por “instinto de defesa”. Os dois viraram réus no processo em 2018.

Everton foi denunciado e foi a júri popular. Já Cleverson Vargas, que dirigia o veículo, também havia sido denunciado por homicídio qualificado, mas como coautor, e por embriaguez ao volante. Um ano depois do crime, em 2019, a Justiça decidiu que ele não deveria mais responder por homicídio.

Leia mais

Sair da versão mobile