Guaraqueçaba receberá ajuda do governo do estado para atender urgência médica


Por Flávia Barros Publicado 24/11/2022 às 00h06 Atualizado 17/02/2024 às 22h24

Com o status de cidade mais isolada do Paraná devido às condições precárias da PR-405, único acesso terrestre para Guaraqueçaba, os moradores do município ficam sem opção de atendimento médico após o horário de expediente das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quando ocorre alguma urgência ou emergência, o transporte até alguma unidade hospitalar precisa ser feito por mar, na ambulancha. O problema é que os custos são altos e, atualmente, são completamente arcados pela Prefeitura.

SEM SAMU

O JB Litoral conversou sobre o assunto com a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch. A chefe do Executivo municipal revelou que está sendo firmada uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A parceria será a ajuda financeira ao município para atendimento de urgência e emergência. Nós estamos no CISLIPA e pagamos o SAMU, porém não temos base do SAMU e o município há anos realiza esse atendimento à população. Entendemos que não podemos deixar nossas comunidades descobertas desse atendimento, é a vida da nossa população que está em jogo. Então fomos buscar alternativas para que o estado nos ajude e não onere o município com essa ação que é de responsabilidade deles”, disse a prefeita.

Lilian Narloch também detalhou de que forma o serviço é feito e do que precisam. “Nós temos carros e barcos voadeira fazendo o transporte do pessoal que, por ventura, tiver algum problema de saúde, como passarem mal, mulheres em situação de parto, AVC, algum problema cardíaco ou em casos de acidente. Então o município acaba fazendo esse trabalho e atendendo as 26 ilhas e 14 comunidades rurais. Essa parceria com o governo do estado vai ajudar para que a gente possa dar o melhor atendimento à população de Guaraqueçaba. Então a gente procurou o secretário de estado que nos recebeu muito bem, firmando essa parceria para que ele nos ajude na questão de combustível, na de barcos ou motores para que a gente possa fazer com melhor qualidade essas remoções”, finalizou.

CONQUISTAS RECENTES

No final do mês passado, foi entregue uma nova ambulância para atender a comunidade rural de Tagaçaba e um veículo 0 Km para a Casa de Apoio, em Paranaguá, que dará suporte às pessoas que farão o Tratamento Fora do Domicilio e precisarem utilizar a Casa de Apoio.