Guaraqueçaba se prepara para a Primeira Festa do Caranguejo
Está chegando a temporada mais esperada para os amantes do caranguejo. A época do ano em que, com etiqueta ou sem, pegando a iguaria com as mãos ou degustando pratos que usam a carne branca e com sabor inigualável de forma mais sofisticada, o que importa é desfrutar do prazer de comer caranguejo. Este ano o fruto do mar será a estrela de uma festa muito especial, marcada para acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro, como a Primeira Festa do Caranguejo de Guaraqueçaba.
A PRIMEIRA DE MUITAS
O evento será promovido pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Guaraqueçaba, com apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo, Cultura e Lazer. O secretário responsável pela pasta, Cassiano Lopes, conversou com o JB Litoral.
“É a primeira festa do Caranguejo que está sendo promovida pelo município, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo de Guaraqueçaba. A expectativa é que se torne um grande atrativo para a cidade, já colocamos em nosso calendário para que a festa seja realizada todos os anos na segunda semana de dezembro e esse será o pontapé inicial. A expectativa é de que venham muitos turistas e os nossos munícipes se divirtam junto. Teremos muitas atrações musicais com os nossos artistas locais durante todo o dia”, disse Cassiano.
ESTRUTURA
Quem for até Guaraqueçaba encontrará uma grande estrutura montada na praça principal da sede do município. “Além da música ao vivo, em que os artistas se apresentarão no palco que temos na praça, teremos um pavilhão medindo 15 x 30 metros, com cinco barracas vendendo caranguejo e diversos frutos do mar, como siri, iscas de peixe, tudo relacionado ao mar. Mas, claro, a estrela da festa será o caranguejo”, explicou Cassiano Lopes. Ainda segundo o secretário de Turismo, Cultura e Lazer, a expectativa é receber centenas de pessoas que escolherão o sábado ou domingo, mas também aquelas que já ficarão todo o período na cidade.
“Devemos receber de 500 a 600 pessoas por dia para prestigiar a nossa festa, fora as pessoas que vêm para passar o fim de semana, que já chegarão na sexta-feira e prestigiarão todo o nosso evento, favorecendo também a nossa rede hoteleira”, falou Cassiano ao JB Litoral.
VALORES E PREPARATIVOS
A festa também contará com a venda de artesanatos e uma feira com produtos locais, que deve movimentar ainda mais a economia da cidade. E para quem já está curioso para saber os valores dos pratos, quanto deve separar para investir nas delícias e o passeio, o secretário garantiu que nos próximos dias tudo será divulgado. “A parte de valores ainda será definida, juntamente com o COMTUR, mas em breve teremos todos os detalhes”, finalizou.
De acordo com o COMTUR, uma reunião será realizada nesta segunda-feira (28) para definir todos os pontos da festa, a exemplo de valores, pratos ofertados e a estrutura geral para receber os visitantes e guaraqueçabanos para a Primeira Festa do Caranguejo.