Guaratuba atinge marca de imunização em massa: “um 80% de verdade mesmo”


Por Marinna Prota Publicado 30/08/2021 às 13h39 Atualizado 16/02/2024 às 11h42
Vacina Guaratuba

Na manhã de quinta-feira (26), a prefeitura de Guaratuba anunciou que atingiu o percentual de 80% da população imunizada com a 1ª dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. A marca registra um momento de combate e diminuição de casos na cidade. Segundo a prefeitura, foram mais de 24 mil doses aplicadas, desde janeiro.

“Um 80% de verdade mesmo. Cada cidade com a sua particularidade, mas Guaratuba teve sua população subestimada nos critérios para envio das doses. Para se ter uma ideia, só a nossa população de idosos foi vacinada em 180%, isso justifica o fato de a gente ainda não ter alcançado a população dos 18 anos de idade. Isso ressalta nosso compromisso de vacinar e não de chegar o mais rápido possível na idade mais baixa”, disse o prefeito Roberto Justus, do DEM, ao JB Litoral.

Secretário de Saúde tem a expectativa de vacinar toda a população até setembro e fechar o ciclo vacinal em dezembro. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

O município conseguiu atingir o resultado após a mudança de plano da distribuição das doses para as cidades litorâneas. Segundo a prefeitura, após a mudança de critérios, a cidade conseguiu rapidamente atingir a marca e agora se prepara para vacinar 100% da sua população, até setembro.

“Isso nos enche de esperança, de que a gente vença de fato essa pandemia. Esse processo começou lá em janeiro. Temos um desafio grande pela frente ainda, estamos com 36% da população vacinada com a segunda dose, mas temos a expectativa de chegar até dezembro com 100% da população vacinada com as duas doses”, pontuou o secretário de Saúde do município, Gabriel Modesto.

Diferencial

A estratégia adotada pelo município passou por adaptações ao longo do ano até atingir uma estrutura considerada ideal pela Secretaria Municipal de Saúde. Com uma central de vacinação e um site para agendamento de vacinas, a administração pública passou a rastrear e buscar pessoas dentro de cada faixa etária, priorizando o atendimento agendado e evitando filas.

Vacina Guaratuba
Para enfermeira, mudança de estratégia beneficiou a população e agilizou atendimentos. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

“A prefeitura tem no site o cadastro de vacinas. Qualquer pessoa pode fazer, inclusive adolescentes. Fazer esse registro não quer dizer que já vai tomar a vacina, é preciso aguardar o agendamento, que a gente faz semanalmente de acordo com as doses que a gente recebe. Nós agendamos e temos o dia certo para cada um vacinar. Montamos a central de vacinação em junho, fazendo todas as vacinações de Covid”, detalhou Roselaine Cardoso Reis, enfermeira coordenadora de epidemiologia.

Além da expectativa de atingir 100% da população com a primeira dose até setembro, a secretaria municipal prevê uma cobertura completa com as duas vacinas até dezembro. Na temporada, a expectativa é de que a cidade faça a testagem em massa da população e que as medidas de prevenção à Covid-19 possam ser mais brandas.