Guaratuba celebra aniversário de 252 anos com inauguração de obras por toda a cidade


Por Amanda Batista Publicado 29/04/2023 às 12h57 Atualizado 18/02/2024 às 10h22

Guaratuba está celebrando seu 252º aniversário neste sábado (29) com diversas atrações em todo o município. Com eventos que vão desde desfile à inauguração de obras públicas, a programação promete agradar todos os públicos.

A comemoração neste sábado começou cedo, às 8h, com hasteamento do Pavilhão Nacional na Praça Central. Em seguida, houve a inauguração do Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Educacional Especializado (CMAE), na rua Carlos Mafra, bairro Cohapar, nº 1600, além do lançamento de material voltado à conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na ocasião, o prefeito Roberto Cordeiro Justus (União) assinou a ordem de início da construção da nova Escola Municipal do Bairro Mirim, que será edificada na rua Alfredo Dias. Ainda nesta manhã foi apresentado o mecanismo de segurança implantado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Samantha Oliveira Pinto Nassif, com atividade simulada para os pais de alunos e participantes do evento.

No período da tarde, às 14h, os moradores de toda a cidade poderão assistir ao desfile cívico das escolas municipais e estaduais que terá como tema “Belezas e Riquezas de Guaratuba”. Após o fim do desfile e o pronunciamento do Poder Executivo sobre as emendas parlamentares e ações do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná em prol do município, haverá shows com artistas locais e barraquinhas de alimentação na Praça dos Namorados.

Prefeito comemora avanços em sete anos de gestão

Para comemorar as conquistas do município no aniversário de 252 anos, o prefeito Roberto Justus concedeu uma entrevista exclusiva ao JB Litoral e falou sobre melhorias na cidade ao longo dos seus sete anos à frente da gestão.

Entre os destaques, estão as obras de macro e micro drenagem e a elaboração do Plano Diretor, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Elaboramos um Plano Diretor em parceria com a UFPR, com a digitalização e georreferenciamento de toda cidade feito com a ajuda de drones especializados e sistemas de última geração, o que vai possibilitar um crescimento planejado e a preservação de nossas áreas de proteção ambiental”, explica

A assinatura da Licença Ambiental Prévia pelo IAT e pelo Governo do Estado, que possibilita o início dos trabalhos para a construção da ponte que liga Guaratuba a Matinhos, também eram demandas antigas da população, que anseia pela concretização do projeto.

A população, não só de Guaratuba, mas de todo Litoral, pode comemorar e muito o presente que recebemos na quinta-feira (27). É uma obra que muda para sempre a nossa região, possibilitando melhores serviços de saúde, educação e segurança, além de nos integrar aos outros municípios“, ressalta o prefeito.

Segundo ele, a construção deve impactar diretamente a economia local, gerando emprego e renda para a população. “Sem dúvida, há muito o que se comemorar. A construção vai trazer renda para nosso município, além de melhorar nossos índices de desenvolvimento e qualidade de vida”, diz.

Segurança, transparência pública e turismo

Na segurança pública, Justus ressaltou a queda no número de homicídios por ano, que saiu de pouco mais de 30, na época em que assumiu a Prefeitura, para menos de 10 homicídios registrados em 2022.

A transparência pública também obteve melhorias, a gestão aumentou o Índice de Transparência em mais de 20% nos últimos anos, alcançando o 2º lugar no ranking do Índice de Transparência Pública (ITP), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em dezembro de 2022.

No turismo, considerado a locomotiva da economia guaratubana, a cidade foi o destino mais procurado do Litoral durante o Verão Maior Paraná, e hospedou 37% dos turistas.

Nosso réveillon também atingiu um número impressionante, atraímos 600 mil pessoas para as ruas e repetimos o número na Banda de Guaratuba, no Carnaval. Para se ter uma ideia, isso corresponde quase a população total de Joinville que recebemos em nossa cidade, mas sem nenhum tipo de ocorrência grave ou transtorno para nossa população”, salienta o gestor.

Justus conta que após o período de pandemia, em que a economia local foi duramente impactada, o município deu a volta por cima e se tornou tão atrativo quanto seus vizinhos quando se trata de turismo na natureza.

Finalmente, depois de enfrentar a pior pandemia em mais de um século, o guaratubano pode bater no peito com orgulho e autoestima. Vamos juntos fazer o Litoral que dá certo, que não perde em nada para nossos estados vizinhos. Vamos abraçar de uma vez por todas o turismo e os turistas, pois essa é nossa indústria por vocação“, garante.

No Verão Maior Paraná, município recebeu cerca de R$ 600 mil turistas, o equivalente a 37% dos visitantes da temporada. Foto: Arnaldo Alves.

Expectativas para o futuro

Com o investimento feito pelo Governo do Estado em infraestrutura, somado aos esforços da gestão, que afirma ter buscado atender as necessidades urgentes da população e combater a raiz dos problemas estruturais, Justus acredita que 2023 é o início de uma nova era para o município.

Nossa postura é proativa. Minha visão não é para esse ou o próximo ano (o último de minha gestão), mas para 2030. É essa Guaratuba que precisamos começar a construir agora. Implementando o novo Plano Diretor e de Mobilidade Urbana, capacitando nossa gente para que possamos promover a diversificação da matriz econômica da cidade, criando mais e melhores oportunidades para as futuras gerações de guaratubanos“, conclui o prefeito.