Guaratuba começa cadastramento de novos ambulantes para a temporada


Por Flávia Barros Publicado 24/09/2022 às 22h03 Atualizado 17/02/2024 às 18h00
Expectativa da prefeitura é de que o máximo permitido em decreto, 360 ambulantes, atuem na temporada 2022/2023. Foto: Felipe Luiz Alves/ JB Litoral

São nove meses de expectativa e esperança pela temporada de verão, em que a economia pega carona nas altas temperaturas e aquece o bolso de comerciantes, prestadores de serviço e também dos vendedores ambulantes. Mas, para funcionar de forma correta e segura, a prefeitura de Guaratuba, a exemplo de outras administrações municipais aqui da região, organiza a atuação desses ambulantes por meio de um decreto municipal, o Decreto Nº 24.033.  Uma dessas regras é que só pode atuar como ambulante quem for cadastrado com antecedência. Para a temporada de 2022/2023, o cadastramento começa nesta segunda-feira (26) e termina na sexta-feira (30) para os novos vendedores ambulantes que desejam atuar neste verão, em Guaratuba. Para aqueles que já trabalharam na temporada passada, o recadastro terminou na última sexta-feira (23) e quase 200 ambulantes garantiram o direito de trabalhar, segundo a prefeitura. Já com as novas inscrições, a expectativa é de que se chegue a 360 licenças, que é o teto atual do decreto regulamentar. “As últimas temporadas bateram esse número, com exceção da 2020/2021, com as restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19”, informou ao JB Litoral a comunicação social da prefeitura. Há, ainda, 150 vagas para atividades especiais, como empreendimentos náuticos.

O QUE PODE

A licença que está sendo cadastrada contempla os seguintes itens:

  • bebidas industrializadas, com registro no órgão fiscalizador competente;
  • alimentos: coxinhas, rissoles, quibes, bolinhos de carne, espetinhos à milanesa, sanduíches naturais, saladas de frutas, amendoim torrado, castanha do Pará, pipoca, batata frita e manipulados similares;
  • doces: cocadas, pamonhas, sonhos, barquilhas, algodão-doce, churros, bolos e afins;
  • sorvetes e picolés

Também há a possibilidade de efetuar o cadastro para licenças específicas e pontos fixos, em outra modalidade, diretamente por protocolo junto ao Departamento de Fiscalização, de outros produtos:

  • caldo de cana;
  • coco verde;
  • artigos de vestuário de praia, exceto óculos de sol;
  • óculos de sol e acessórios de praia;
  • rede de descanso e manta de sofá;
  • brinquedos

CAPACITAÇÃO

Além do cadastro, para poder comercializar os itens, o vendedor ambulante terá de comparecer ao curso de manipulação de alimentos e boas práticas, ministrado pelo Sebrae, em 16 de novembro de 2022.


MÃOS À OBRA


A data prevista para entrega dos crachás, certificados, brindes e certificação aos ambulantes será em dois de dezembro de 2022. Todos os ambulantes que forem credenciados, deverão trabalhar identificados, por meio do crachá e também de camiseta, o que deixa a atividade mais segura, tanto para quem trabalha, como para moradores e veranistas, uma vez que a população da cidade cresce mais de 10 vezes durante a temporada, chegando ao pico durante os festejos de réveillon, quando Guaratuba recebe até dois milhões de pessoas.

SERVIÇO – Os cadastros para novos ambulantes serão realizados das 9h às 15h, no Ginásio José Richa, que fica na Avenida José Nicolau Abage, 1284, Guaratuba. Os interessados devem levar cópias do RG, CPF e comprovante de residência.