Guaratuba diminui fila de espera em mutirão da oftamologia
A Prefeitura de Guaratuba realizou no sábado (28) o atendimento itinerante de oftalmologia para as pessoas que já estavam cadastradas e aguardavam atendimento dessa especialidade no município. A ação, que já havia acontecido em junho, teve inicio às 7h, no Ginásio José Richa e atendeu 156 pessoas. Ao todo, foram mais de 300 pessoas atendidas nas duas edições do mutirão. Todas as medidas sanitárias para controle e não-disseminação do novo coronavírus foram respeitadas, como uso de máscaras, distanciamento social entre os presentes e utilização de álcool em gel.
O projeto de atender pessoas que aguardar a especialidade tem financiamento do município através do convênio com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp). Com o consórcio, os atendimentos de especialidade ocorrem na cidade, com financiamento do município mas com preço tabelado do Sistema Único de Saúde (SUS), o que permite avançar no atendimento das especialidades médicas. Guaratuba tem acesso ao atendimento especializado através da Central do Estado, mas no caso de algumas especialidades, como a oftalmologia, a oferta não supre a alta demanda.
Guaratuba no Comesp
Guaratuba ingressou no consórcio no final de março, após um ano de negociações e aprovação do Conselho de prefeitos das cidades, já que o Comesp é formado por 28 municípios da região metropolitana de Curitiba. O consórcio de saúde amplia a oferta de atendimentos e exames em média e alta complexidade.