Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná receberam 1 milhão de pessoas para a virada do ano, diz balanço da PM


Por Flávia Barros Publicado 01/01/2024 às 15h59 Atualizado 19/02/2024 às 09h33

Nem a chuva que caiu nas últimas horas de 2023 atrapalhou as festas de Réveillon preparadas pelas cidades do Litoral para receber 2024. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (1º) pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), as praias receberam cerca de 1 milhão de pessoas na virada do ano. Segundo os dados, aproximadamente 550 mil pessoas acompanharam a queima de fogos em Guaratuba; 250 mil em Matinhos, e 200 mil em Pontal do Paraná.

As queimas de fogos aconteceram em cinco pontos de Matinhos, outros cinco em Pontal do Paraná e dois em Guaratuba, além das festas de Réveillon de Paranaguá, Guaraqueçaba e Antonina.

Monitoramento constante

Além da estimativa de público, a PM também divulgou o reforço do policiamento em todas as cidades da região durante o Verão Maior Paraná, com atenção à área na última madrugada. Foram destacadas equipes a pé, motorizadas, a cavalo e, ainda, com Plataforma de Observação Elevada que monitorou o fluxo de turistas em Guaratuba.

Segundo comunicado da PMPR, equipes da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móveis) contiveram uma briga na Praia de Leste (Pontal do Paraná), na madrugada desta segunda-feira, mas não houve presos ou feridos. No balneário de Albatroz, em Matinhos, uma ocorrência de violência doméstica terminou com uma mulher de 43 anos ferindo a perna do filho, 27 anos, com uma faca. Relatos de testemunhas dão conta de que o jovem estava agressivo, teria ameaçado e agredido o pai, a ex-esposa, o que teria motivado o ato da mãe, em defesa do marido e demais presentes no local. Já um acidente de trânsito, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual de Coroados, em Guaratuba, resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de um veículo, três armas de fogo e 81 munições.

Movimento nas estradas

A PMPR estima picos de movimento nas rodovias saindo das praias, com trânsito intenso principalmente entre as 14h e às 20h dos dias 1º, 2 e 3 de janeiro.

A recomendação para os motoristas é que tenham paciência, saiam preparados para uma viagem mais longa do que o comum, com água e alimentos no veículo. Também é importante não consumir bebida alcoólica, drogas ou algo que influencie na capacidade psicomotora. Em casos de emergência, a orientação é ligar para os números 190 (PMPR), 198 (PRE) e 191 (PRF).