Guaratuba promove feira de troca; hora de ir às compras sem precisar de dinheiro


Por Flávia Barros Publicado 20/10/2022 às 16h49 Atualizado 17/02/2024 às 19h44

Uma roupa legal, mas que está encalhada há tempos no guarda-roupa; aquele livro que não será mais lido ocupando lugar na estante; a peça de decoração que não agrada mais e, ainda, aqueles brinquedos que custaram tanto e vivem ignorados pelos filhos. Há quem ainda descarte tudo isso, sem dar uma nova chance de os objetos circularem, serem apreciados e úteis para outras pessoas. Mas quem se preocupa com o meio ambiente e pensa em poder adquirir novas coisas sem ter de pagar por elas, a 1ª Feira de Troca, que acontece neste sábado (22), em Guaratuba, será uma excelente oportunidade de colocar em prática o consumo consciente e uma forma milenar de fazer negócio, a troca, o escambo.

COMO FUNCIONA

A 1ª Feira de Troca na cidade é uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a campanha Semana do Lixo Zero Guaratuba. Qualquer pessoa pode chegar à feira, que acontecerá no Terminal Turístico Pesqueiro, das 15h às 18h, entregar seus itens para triagem, receber um ticket por item (moeda de troca), e escolher sua troca. Cada ticket dará direito a pegar um item. Serão aceitos para troca roupas, calçados, brinquedos, livros, objetos decorativos, entre outros, desde que tudo esteja em bom estado. Não serão aceitos produtos alimentícios.

INCENTIVADA POR LEI

A campanha nacional do Lixo Zero acontece sempre na última semana de outubro.
Em Guaratuba, a lei municipal 1899 instituiu, no ano passado, a Semana Lixo Zero, que tem como objetivo discutir e conscientizar sobre a temática dos resíduos sólidos; incentivar o consumo consciente; propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos; promover ações educativas, dentre outros.