Guaratuba reuniu 315 mil pessoas no Carnaval, diz Sesp

Na Saúde, os atendimentos mais numerosos foram em relação ao consumo de álcool e pessoas que passaram mal em virtude do calor


Por Flávia Barros Publicado 13/02/2024 às 21h24

De sexta-feira (9) até essa segunda-feira (12), Guaratuba reuniu 315 mil pessoas que escolheram a cidade para aproveitar o Carnaval 2024, segundo divulgou nesta terça-feira (13) a Prefeitura. De acordo com estimativa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), que utilizou tecnologia de drone para a contagem de público, somente na segunda-feira cerca de 125 mil pessoas fizeram a festa na Avenida 29 de Abril.

carnaval guaratuba 2024
Somente na segunda-feira (12) cerca de 125 mil pessoas fizeram a festa na Avenida 29 de Abril. Foto: Prefeitura de Guaratuba

Balanço

O carnaval de Guaratuba começou com o Grito de Carnaval no Passeio do Pôr do Sol, ao lado da Praça dos Namorados, com a Escola de Samba Unidos de Guaratuba, Bloco do Sapo e Banda Marvin. Nos outros três dias de festa, o local recebeu o esquenta de carnaval com vários artistas.

Este ano, a festa em Guaratuba também trouxe como novidade a Praia na Gandaia com a folia nas areias da Praia Central. O trio elétrico percorreu a Avenida Atlântica até o Morro do Cristo. Quem comandou a festa foi o cantor Dingue, que tem mais de 20 anos de história com Guaratuba e voltou à cidade com repertório pop/rock anos 80 e 90, numa mistura animada com axé e carnaval.

Já na avenida, de sábado a segunda-feira, aconteceram os desfiles do Bloco da Família Sapo e da Escola de Samba Unidos de Guaratuba. Com três trios elétricos fazendo a festa dos foliões ao final de cada dia de desfile.

Segurança e limpeza

As forças policiais estaduais atuaram durante os dias de festa na prevenção e atendimento de ocorrências. Junto ao efetivo de policiais, foram contratados mais 665 seguranças pela Prefeitura.

Já a limpeza da cidade ficou por conta de maquinários, caminhões e equipes da Secretaria de Obras e da empresa Transresíduos, terceirizada que cuida da limpeza pública, que realizavam a limpeza logo após a festa terminar, diariamente. Nos quatro dias de evento, 15,2 toneladas de resíduos foram recolhidas e encaminhadas para a Usina de Reciclagem para triagem. Os resíduos reciclados dos dias de carnaval se transformarão em renda para as famílias associadas da Acamares Pôr do Sol.

Saúde

No posto Avançado de Saúde montado na esquina da Avenida 29 de Abril com a Rua Guilherme Pequeno, profissionais da saúde atenderam os foliões que se excederam no consumo de álcool, ou que se sentiram mal durante a folia, com atendimento médico, de enfermagem e também com equipe móvel de socorristas.

No total foram 48 atendimentos, destes, a maioria foi por embriaguez (19) e por conta do calor (12). 13 atendimentos precisaram de encaminhamento para o Pronto Socorro Municipal.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *