Guarda Civil Municipal de Pontal do Paraná tem segunda turma formada


Por Flávia Barros Publicado 12/09/2023 às 22h57 Atualizado 18/02/2024 às 23h14

Um sonho iniciado em 21 de maio de 2022, quando foram abertas as inscrições para o concurso da Guarda Civil Municipal de Pontal do Paraná; que seguiu para a etapa seguinte após as provas, iniciada quase um ano depois, em 8 de maio deste ano, com o começo da academia, e sendo, enfim, realizado, na última segunda-feira (11), com a conclusão da formação. A 2ª turma de guardas civis de Pontal, composta por 31 agentes, concluiu o curso composto por grade curricular envolvendo toda a parte teórica e prática necessárias para o exercício da profissão.

Formação regional

Os novos agentes foram treinados na Academia de Formação da Guarda Civil Municipal de Paranaguá “Ricardo Tadeu Kusch”, por meio de um convênio entre os dois municípios. Para o secretário de Segurança Pública de Paranaguá, João Carlos da Silva, formar os servidores é motivo de comemoração.

Já capacitamos 20 guardas municipais de Pontal do Paraná e agora concluímos o curso de formação de mais 31 agentes. O curso durou quatro meses e contou com a parte prática e teórica. Estamos muito felizes por este momento”, afirmou o secretário.

Prontos para atuar

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, o Rudão Gimenes (MDB), participou da solenidade de conclusão, ocorrida na Academia de Formação, e contou que já passa a contar com os novos guardas civis municipais.

Este treinamento é parte do concurso público feito por eles. A partir de agora integram o quadro de servidores e estão aptos a trabalharem na segurança pública do nosso município”, disse.

Além das aulas na Academia de Formação, os agentes também passaram por treinamentos no Corpo de Bombeiros de Pontal do Paraná e, ao longo da formação, por instruções que compreendem o exercício das atividades de Guarda Civil Municipal, além de práticas de cooperação, ética, cidadania, justiça e técnicas necessárias ao bom desempenho de suas atividades profissionais.

Convocação e cadastro de reserva

Dos 31 aprovados, 15 serão convocados e os demais passam a compor o cadastro de reserva durante a validade do concurso, período em que podem ser convocados.

A prefeitura de Pontal do Paraná ainda não divulgou qual a data de início de trabalho dos novos GCMs.