Guarda Municipal de Paranaguá capacita escolas municipais e CMEIs para situações de emergência


Por Luiza Rampelotti Publicado 18/04/2024 às 21h34 Atualizado 20/04/2024 às 19h00

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Paranaguá conduziram, na última quarta-feira (17), um treinamento para a segurança de alunos e funcionários da Escola Municipal em Tempo Integral Nayá Castilho, localizada na Vila Divinéia. O exercício faz parte de uma série de ações promovidas pelo Plano de Abandono Escolar (PAE), uma estratégia de segurança que está sendo estendida a todas as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da cidade.

image-28
O exercício faz parte de uma série de ações promovidas pelo Plano de Abandono Escolar (PAE), uma estratégia de segurança que está sendo estendida a todas as escolas municipais e CMEIs da cidade. Foto: Prefeitura de Paranaguá

O treinamento foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Segurança, contando com a expertise dos GCM’s Jean Balboni e Sérgio Pires, instrutores da Academia de Formação Ensino e Capacitação “Ricardo Tadeu Kusch”. O principal objetivo da atividade foi testar o plano de emergência da escola, incluindo a simulação de uma evacuação completa para garantir que todos os envolvidos conheçam as rotas de fuga e procedimentos em caso de emergência.

A ação mais ampla do programa, que inclui desde o combate inicial a um sinistro pela Brigada Escolar até o acionamento das equipes de emergência como o Corpo de Bombeiros e o SAMU, culminaram na contagem de alunos em um ponto de encontro seguro, fora do prédio.

A importância de treinamentos como este foi enfatizada pelo GCM Balboni, que destacou a preparação dos funcionários para lidar com situações de emergência. “Os treinamentos não só seguem as normas do Corpo de Bombeiros, mas também são fundamentais para assegurar que nossas escolas possam agir de forma eficiente e segura. O curso de brigadistas, que todos os servidores deverão concluir ainda este ano, é dividido entre teoria e prática, preparando-os plenamente para qualquer eventualidade”, explicou.

Além da prática, a teoria também compõe uma parte importante da formação dos brigadistas, que depois aplicam o conhecimento adquirido em simulações realistas. A aplicação do PAE envolve desde as crianças até os professores e demais servidores das escolas.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *