Guarda Municipal de Pontal do Paraná cria canal de comunicação com a população por WhatsApp


Por Flávia Barros Publicado 17/04/2023 às 07h13 Atualizado 18/02/2024 às 09h22

É difícil lembrar de como era a vida e a comunicação sem a internet e tudo o que ela trouxe, a exemplo dos aplicativos, programas feitos para deixar, na palma da mão, praticamente tudo que as pessoas precisam. Um dos queridinhos é o WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, com mais de dois bilhões de usuários. No Brasil não é diferente, ele está no topo da lista. E, justamente por ser acessível a grande parte da população, que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Pontal do Paraná incluiu a ferramenta como plataforma para receber as demandas dos pontalenses.

A secretária de Segurança, Any Messina, fala sobre a novidade para os atendimentos da GCM. Foto. Maria Eduarda Soriani/JB Litoral

De acordo com a Prefeitura, o objetivo foi o de criar mais um canal de comunicação entre a população e a GCM. O serviço começou a funcionar na semana passada, por onde é possível realizar denúncias e acionar a Guarda Municipal com mais rapidez. Pelo WhatsApp, ao contrário do que ocorre com o acionamento por chamada telefônica, o denunciante pode enviar fotos ou vídeos que ofereçam mais detalhes da situação e que são recebidos de forma imediata.

A secretária de Segurança Pública de Pontal do Paraná, Any Messina, ressaltou que o novo canal deve estabelecer uma relação mais próxima e sem restrições entre população e GCM. “A tecnologia facilita a vida da população que, por muitas vezes, não possui rede móvel ou créditos para realizar uma ligação, mas tem acesso a uma rede Wi-Fi, sendo possível, assim, o contato através dessa nova ferramenta de comunicação com nossa Guarda Civil Municipal. Nossa missão é estarmos cada vez mais próximos da população, trazendo a sensação de segurança e confiança nessa instituição que dia a dia vem se especializando para atender com excelência as demandas do município“, disse a Messina.

COMO FAZER


Para utilizar o serviço, os usuários devem fazer da mesma forma que fazem para usar o WhatsApp para se comunicar. O primeiro passo é salvar o contato da GCM no aparelho celular, o número é o (41) 93500 8110. Depois, basta enviar a denúncia por mensagem de texto, foto ou vídeo. No entanto, a tecnologia veio para somar, para ser mais uma alternativa. Por isso, o contato telefônico com a GCM permanece sendo o mesmo: (41) 3455 9630. Fica a critério do usuário realizar a ligação ou utilizar o aplicativo.

O Comandante da Guarda Civil Municipal, Giovane do Rosário, destacou que o investimento na tecnologia e inovação também contempla as pessoas que estejam em situações delicadas – ou em risco – e não podem falar.

“Existem ocasiões que não dá para telefonar sem correr risco. Nesses casos, a mensagem eletrônica é mais discreta e levanta menos suspeita. Mas é importante esclarecer que essa nova modalidade não substitui o atendimento convencional, feito por meio de telefone fixo já existente. Ela vem complementar e agilizar o atendimento feito pela GCM”, explicou o comandante.