Homem se afoga fora de área protegida e é resgatado pelos bombeiros


Por Redação Publicado 26/12/2021 às 20h09 Atualizado 16/02/2024 às 22h28

No balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, os guarda-vidas e outras equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) foram mobilizados para socorrer um homem de 42 anos, que se afogou em um ponto fora da área protegida por posto de guarda-vidas na tarde de sábado, 25,. A vítima foi retirada da água com vida e encaminhada a uma unidade hospitalar.

A porta-voz do Corpo de Bombeiros no Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, informou que a ocorrência foi por volta de 16h30. Os bombeiros estavam em patrulhamento em uma faixa não protegida por guarda-vidas quando viram o homem se afogando na água.

“As equipes rapidamente foram até o local e conseguiram fazer o salvamento deste homem da água e foram feitos os atendimentos na areia pelos guarda-vidas, bombeiros de quadriciclos e da tripulação com médico do Falcão 04 do BPMOA”, destacou.

Após ser estabilizada, a vítima foi encaminhada de ambulância para o pronto socorro de Shangrilá para receber os devidos cuidados.

A tenente Ana Paula reforça que as pessoas só devem entrar no mar nas áreas demarcadas pelas bandeiras vermelho sobre amarelo, local protegido por guarda-vidas, pois ao frequentar pontos distantes sem esses profissionais, haverá um tempo de resposta para o socorro chegar.

“Temos trabalhado constantemente com orientações para evitar que os banhistas mergulhem em áreas longe dos postos de guarda-vidas, pois o risco de se afogar e acabar em óbito é grande”, salientou.

BALANÇO

Desde o começo da temporada até a última quinta-feira (23/12), os bombeiros atenderam 34 afogamentos no litoral do Estado, sendo que em 28 situações as vítimas foram retiradas ilesas da água e em outros cinco casos o afogamento foi considerado leve. Neste período houve um óbito, ocorrido na praia de Encantadas, na Ilha do Mel, na quarta-feira (21/12).