Hospital Regional Maria José Piana: Matinhos receberá investimento de R$ 67,7 milhões para reforçar a saúde pública no Litoral
Com investimento de R$ 67,7 milhões do Governo do Estado, o governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, anunciaram, na quinta-feira (15), durante evento em Matinhos, a construção do Hospital Regional Maria José Piana. A unidade contará com 90 leitos e terá capacidade para atendimentos de média complexidade. O cronograma do projeto prevê que o processo licitatório e a conclusão das obras ocorram em até 24 meses.

O hospital, que será referência para Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, vai ampliar a capacidade do Litoral do Paraná, reduzir filas de espera, garantir diagnósticos mais rápidos para a população e ajudar a suprir a demanda sazonal impulsionada pelo turismo.
O Hospital Regional Maria José Piana contará com UTI adulta, enfermarias adulto e pediátrica, maternidade, centro cirúrgico para a realização de procedimentos eletivos e estrutura completa para exames de imagem, como raio-X, ultrassom e tomografia.
O projeto construtivo recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e foi custeado pela empresa Volkswagen, como contrapartida dos incentivos fiscais dentro do programa Paraná Competitivo. O novo hospital será instalado na Av. Brasil, 991, bairro Rio da Onça, em uma área de 7,2 mil m².
Estrutura atende o crescimento da região
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que o projeto do Hospital foi feito para acompanhar o crescimento acelerado da região e reforçar o atendimento nas praias. “Ele vai atender quem mora aqui, deixando a saúde mais perto das pessoas e, ao mesmo tempo, reforçar o atendimento aos turistas, porque o Litoral deixou de ser um destino apenas de verão e passou a receber visitantes ao longo de todo o ano”, declarou Ratinho.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, estima que a licitação ocorra em 90 dias e a expectativa é para que a obra comece neste ano. “O projeto do Hospital Maria José Piana está pronto. O convênio já foi formalizado com a prefeitura e a unidade está totalmente preparada para entrar em licitação, com orçamento definido e cronograma estabelecido. É um passo concreto que tira o hospital do papel e coloca a obra no caminho da execução”, disse Beto Preto.
Garantia de atendimento a turistas e moradores
Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora (PL), a nova estrutura deve estimular a visitação ao Litoral, já que moradores e turistas terão a segurança de contar com atendimento adequado em caso de necessidade.

“Estamos vivendo um momento. É um hospital que atenderá a criança, o adolescente e a pessoa da melhor idade. Hoje, muitos turistas e veranistas não vêm para cá porque não têm saúde e porque se sentem desamparados”, afirmou Dalmora. Segundo ele, novos investimentos para a cidade serão anunciados em breve para melhorar a infraestrutura.
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) afirmou que tem somado esforços para viabilizar a estrutura de saúde e destacou que, desde a concepção do projeto do hospital, todas as etapas avançaram de forma positiva e célere.
“Estamos aqui para ajudar os municípios junto com o governador Ratinho Junior para o desenvolvimento das cidades, e aqui no litoral carecia de um serviço de saúde adequado. Vamos ter tomógrafo, UTI, um centro de imagem, ambulatórios, que vão ajudar muito a população. Esse projeto está lindo, será um hospital para a população de Matinhos que merece essa estrutura”, destacou Márcia.
Leia Também: Guto Silva confirma pré-candidatura ao Governo do Estado e vai concorrer as Eleições 2026
Homenageia à esposa do vice-governador
O nome do novo hospital será Maria José Piana em alusão à esposa do vice-governador do Paraná, Darci Piana. A homenagem, segundo o Governo do Estado, reconhece sua trajetória pessoal e o vínculo histórico da família com a região. Nascida em Curitiba, Maria José viveu a infância em Paranaguá e costumava passar temporadas com a família em Matinhos. Ela faleceu em junho de 2024, aos 77 anos, vítima de câncer.
“Estou muito feliz pela lembrança dela. Ela era fantástica, gostava de Matinhos, do litoral e essa homenagem veio coroar tudo aquilo que ela queria para o nosso Litoral. Um hospital que vai atender as pessoas que ela gostava tanto”, enfatizou Darci.













