IAT concede licença para a construção da nova Ponte dos Valadares; obras começam nos próximos dias


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/01/2023 às 17h03 Atualizado 18/02/2024 às 03h52
Foto: Alessandro Vieira/SEDEST-PARANÁ

Foi em 1º de outubro de 2022 que a Prefeitura de Paranaguá assinou o contrato para a reforma e ampliação da passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto, a Ponte da Ilha dos Valadares, com a Construtora Serra da Prata, vencedora da licitação. No entanto, a licença ambiental simplificada para a construção só foi concedida pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta terça-feira (31), garantindo que a obra, finalmente, comece.

Durante a solenidade da assinatura da Ordem de Serviço para o início do empreendimento, que terá o investimento total de R$ 13.4 milhões, o prefeito Marcelo Roque (Podemos) destacou a importância da ampliação para a comunidade local. “Essa construção tem reflexo na coleta de lixo, no comércio, no transporte de produtos. Os veículos, por exemplo, só conseguem acessar a ilha ou o continente por meio de balsas que, mesmo sendo gratuitas, dependem da maré e das condições do mar. Não é um transporte fácil. Essa é uma obra esperada há décadas e, agora, graças à sensibilidade do governador Ratinho Junior, vai sair do papel. Paranaguá sonhava com isso”, disse.

A reestruturação da atual passarela contempla a expansão da estrutura em concreto armado, com uma área total de 2,1 mil metros quadrados, e a reformulação do complexo já existente, com área de 1,14 mil metros quadrados. O pacote prevê ainda pavimentação, calçamento, instalação elétrica, sinalização, paisagismo e placa de comunicação visual. O prazo de execução da obra é de 540 dias.

Como será o trânsito de veículos

Os moradores da Ilha dos Valadares terão prioridade para transitar com veículos automotores sobre a ponte. Além disso, veículos oficiais e de serviços também serão liberados.

Para fazer o controle dos carros, caminhões e motocicletas, dos dois lados da estrutura haverão cancelas automatizadas. Desta forma, os moradores que tiverem o registro de sua placa na Prefeitura passarão automaticamente, pois a cancela se abrirá.

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, o prefeito Marcelo Roque falou sobre a importância da obra para a comunidade de Valadares. Foto: Prefeitura de Paranaguá

De acordo com o secretário municipal de Obras, Ildeivan da Silva Júnior, a nova ponte (área ampliada) servirá para o tráfego de veículos e a passarela será exclusiva para pedestres, esta última sem nenhuma restrição. “A dúvida que todos têm é sobre quais veículos poderão transitar sobre a nova ponte. Serão as motocicletas, carros, ônibus e caminhões de até três eixos, que têm capacidade de até 23 toneladas de peso bruto”, informou.

Ele ainda explicou que a ponte será projetada para receber veículos de até 45 toneladas, porém, afirmou que a Ilha dos Valadares não tem condições de receber veículos desse porte. “Uma carreta não dá giro dentro da ilha, então foi estabelecido que apenas caminhões de três eixos poderão passar, para a segurança da população”, completou.

Reflexo no turismo

Para o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, a estrutura terá reflexo no turismo local, garantindo uma nova opção de passeio aos visitantes. “Teremos mais estrutura para os turistas, para quem gosta do turismo náutico ou de natureza. Isso move a economia, gera empregos e garante o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Santos (PSDB), falou sobre a demora entre a assinatura do contrato e o efetivo início das obras. Segundo ele, a burocracia foi a principal responsável pelo atraso.

Os órgãos ambientais fizeram pedidos de muitas documentações e a gente tem que atender esses pedidos e entregar essa documentação. Esta, agora, é a última parte que cabe à Prefeitura, que é a ordem de serviço e, a partir de hoje, fica a responsabilidade da obra com a empresa, que já vai começar daqui uns dias. Esse sonho está cada vez mais próximo de acontecer e o povo do Valadares vai receber o que realmente desejou, batalhou e merece”, comentou.

Ele ainda falou sobre a balsa, que atualmente faz o transporte de veículos para a Ilha. “A balsa duplicou o número de veículos a entrarem na Ilha. Com isso, a gente também teve a conquista da isenção de cobrança da tarifa para moradores locais. Porém, temos tido problemas de assoreamento, que faz com que a balsa pare quando a maré baixa, e isso tem gerado transtorno, fazendo com que os veículos tenham que passar pela passarela”, informou.

Ponte da Ilha dos Valadares

Valadares é o maior bairro de Paranaguá, onde vivem cerca de 30 mil pessoas, quase 20% da população do município. Até agora, a ligação com o continente é através da passarela e por uma balsa, por onde é feita a passagem de veículos. A estrutura atual atende apenas pedestres e ciclistas.

A nova ponte será feita em concreto armado e terá 294 metros de extensão, conectando a Ilha dos Valadares ao Mercado Nilton Abel de Lima. Além disso, o projeto também contempla a revitalização da atual passarela, a Antônio José Sant’Anna Lobo Neto. Essa estrutura foi construída na década de 1990, com largura de 2,55 metros, sendo o único acesso terrestre que ligava a parte continental de Paranaguá à Ilha dos Valadares. Em maio de 2003, a Prefeitura fez a ampliação lateral da passarela em mais de 4 metros.

Em 2018, as estacas de fundação ganharam reforço e, em 2020, foi necessária outra obra para o reforço estrutural das lajes do tabuleiro e das vigas longarinas com fibras de carbono. Agora, neste novo projeto, será feita revitalização e ampliação da passarela, com a restauração completa da ponte.

*Com informações da AEN