Idosa vítima de AVC fica sem sonda em Antonina; secretário de Saúde explica


Por Marinna Prota Publicado 13/10/2021 às 12h25 Atualizado 16/02/2024 às 15h58
Hospital de Antonina
Hospital de Antonina. (Foto: Adriano Almeida/JB Litoral)

No último fim de semana, o JB Litoral recebeu uma denúncia de uma moradora de Antonina. Segundo a neta de uma idosa que sofreu um AVC há 20 dias, sua avó teria ficado agitada durante a noite e acabou arrancando uma sonda, utilizada para a alimentação e também aplicação de remédios. Ao levar a senhora para o Hospital Dr. Sílvio Bittencourt Linhares do município, a família foi informada de que não haviam sondas para poder fazer a recolocação do material.

Indignada, Jéssica Fabris, neta da paciente, disse que “minha vó precisou ir para o hospital pois ela teve um AVC faz 20 dias , por conta disso ela está usando sonda para alimentação. Nessa noite ela arrancou a sonda, mas não porque ela quis, e sim porque ela ficou agitada. Levamos ela para o hospital e nos informaram que não tinha sonda”.

Para tentar resolver a situação, os familiares entraram em contato com o Secretário de Saúde, Odileno Garcia Toledo. Segundo Jéssica, o responsável pela pasta conseguiu uma sonda e fez com que os profissionais de saúde colocassem o novo dispositivo na idosa para que ela pudesse se alimentar e receber os remédios. No entanto, a moradora questiona o que ocorreu.

“Como que não tinha sonda e depois apareceu? Por má vontade dos enfermeiros ou quem estava no plantão de trocar essa sonda? Pelo amor de Deus, parece que estão lidando com animal e não gente. Eu quero justiça”, desabafou a jovem.

Ao JB Litoral, Odileno Garcia Toledo disse que “na verdade as sondas são utilizadas em hospitais de grande porte, em pacientes que vem de hospitais da capital. Porém estamos providenciando, nós não temos elas em grande quantidade. Claro que quando o paciente vem para casa, acamado a gente faz um pedido maior para atender. Mas nesta semana, temos quatro pacientes utilizando essa sonda. Nós avisamos a família, para não deixar o paciente tirar a sonda. Essa paciente já perdeu a sonda mais de uma vez. Por isso não cabe só o nosso cuidado, mas também o da família com o paciente. Chegou hoje pela manhã o novo pedido de sondas e já estamos preparados para dar suporte a ela”. Ele confirmou que a senhora foi atendida no mesmo dia pela equipe de saúde.