Iluminada e solidária: Maria Fumaça de Natal volta com novidades após dois anos


Por Flávia Barros Publicado 07/12/2022 às 20h21 Atualizado 17/02/2024 às 23h25

Ela já é uma senhora de sete décadas de existência, mas ainda tem muito fôlego e volta a encantar neste Natal, em um percurso que terá 800 km, desta quinta-feira (8) até 18 de dezembro. A locomotiva Mallet 204, fabricada em 1950, é a mesma Maria Fumaça utilizada em 2017, única em circulação na América do Sul, e volta a se locomover após dois anos de restrições por conta da pandemia da Covid-19.

Em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a locomotiva histórica da Rumo recebe iluminação e decoração especiais e terá uma programação que inclui mais de 10 municípios e distritos. O roteiro começa em Mafra, no Norte de Santa Catarina e termina em Curitiba, com passagens por Antonina, Morretes e Paranaguá.


NOVIDADE E ENCANTAMENTO POR ONDE PASSA


De acordo com a Rumo, o projeto tem o objetivo de reunir as famílias para compartilharem momentos de lazer e de cultura acompanhando a passagem do Trem de Natal. Todo o trajeto da Maria Fumaça será escoltado pelo Bom Velhinho a bordo de um vagão especial que acompanha a locomotiva. Além da circulação do Trem de Natal, neste ano estão programadas apresentações especiais com bandas nas cidades de Ponta Grossa (9/12) e Antonina (13/12). Os espetáculos estão previstos para acontecer às 20h e terão duração de 30 a 40 minutos.


SOLIDARIEDADE SOBRE TRILHOS


Durante as paradas do Trem de Natal 2022 nas cidades de Mafra, Lapa, Ponta Grossa, Morretes e Antonina, a Rumo e a ABPF vão promover uma ação solidária para arrecadar doações para as famílias aqui do Litoral que foram atingidas pelas fortes chuvas do final de novembro e início de dezembro. Serão organizados pontos para doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. As organizadoras também levarão as doações até as famílias atingidas pelas chuvas.

SEGURANÇA


Para que todos possam assistir à passagem do Trem de Natal 2022 em segurança, a Rumo alerta para alguns pontos:

– Manter distância segura de 5 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;

– Escolher um local seguro para fazer selfies e outras imagens;

– Nunca tocar ou subir em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados.

Trem do Natal 2022 vai circular dos dias 8 a 18 de dezembro; no Litoral as passagens e apresentação ocorrem de 13 a 17/12. Foto: Divulgação

 
ROTEIRO DO TREM DE NATAL NO LITORAL

A Maria Fumaça foi fabricada em 1950; desta vez o evento contará com arrecadação de doações para os afetados pelas chuvas. Foto: Divulgação

Dia 13/12

Morretes: partida por volta das 19h, haverá arrecadação de doações na bilheteria da Estação Ferroviária, Rua Padre Saviniano, 768, Centro.

Antonina: apresentação cultural com Filarmônica Orquestra Show. Horário: a partir das 20h. Local: Plataforma da Estação, haverá arrecadação de doações. Rua Uruguai.

Dia 15/12

Antonina: partida por volta das 19h, haverá arrecadação de doações na bilheteria da Estação Ferroviária, Rua Uruguai.

Morretes: chegada por volta das 20h, haverá arrecadação de doações na bilheteria da Estação Ferroviária, Rua Padre Saviniano, 768, Centro.

Dia 16/12

Paranaguá: Estação D. Pedro (partida por volta das 19h30).

Parada na PN da Roque Vernalha por volta das 20h, chegada na estação km 5 por volta das 20h30.

Dia 17/12

Paranaguá km 5 (partida por volta das 18h30).

Parada em Alexandra – distrito de Paranaguá 19h30.

Partida às 19h45, chegando em Morretes às 21h30.

O horário de circulação é estimado com base na programação da operação ferroviária. Por questões operacionais, e de outros tipos, como fortes chuvas, podem ocorrer eventuais atrasos e mudanças de localidade/horário sem aviso prévio.