Inauguração da Casa da Mulher em Paranaguá representa marco na luta contra a violência de gênero


Por Redação Publicado 26/03/2024 às 18h43

Nesta terça-feira (26), a cidade de Paranaguá estreou um novo capítulo que promete transformar a realidade de muitas mulheres vítimas de violência. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da recém-criada Secretaria da Mulher, inaugurou a tão aguardada Casa da Mulher Parnanguara. Este espaço representa não apenas um prédio, mas sim um refúgio, uma esperança e um compromisso firme com a proteção e defesa dos direitos das mulheres.

image-31
Foi investido R$ 1,3 mi no espaço que terá delegacia especializada, juizado, alojamento, brinquedoteca, entre outros serviços de atendimento à mulher vítima de violência. Foto: Prefeitura de Paranaguá

O prefeito Marcelo Roque (PSD) enfatizou o compromisso da gestão em aplicar os recursos públicos de forma eficiente e direcionada para a construção de um ambiente que atenda às necessidades das mulheres da cidade. “Investimos para que seja a Casa da Mulher Parnanguara e atue com políticas públicas que valorizem as mulheres parnanguaras“, destacou. Ele também ressaltou a importância do trabalho conjunto com diversos órgãos para o sucesso dessa iniciativa.

A Casa da Mulher Parnanguara, construída com recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social, representou um investimento significativo por parte do Município, totalizando R$ 1.393.115,44. Ana Paula Falanga, secretária de Assistência Social, expressou sua satisfação com a concretização desse projeto. “Este dia é de muito orgulho para nós. Agradeço a todos que colaboraram para que hoje Paranaguá pudesse ser uma Cidade Protegida e Inclusiva“, declarou.

Vandecy Dutra, secretária municipal da Mulher, também presente no evento, agradeceu ao prefeito Marcelo Roque por acreditar no trabalho da recém-criada secretaria e por todo o apoio dado para a implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres. “Sozinhos não realizamos nada, quero parabenizar a nossa equipe que trabalha muito para a diferença na vida de mais de duas mil mulheres atendidas durante esse primeiro ano da secretaria“, enfatizou Dutra.

Serviços

A estrutura da Casa da Mulher Parnanguara não se limita apenas ao acolhimento físico, mas abrange uma gama de serviços das diferentes áreas envolvidas no atendimento, como Acolhimento e Triagem; Apoio Psicossocial; Delegacia Especializada; Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres; Promotoria Especializada; Defensoria Pública; Serviço de Promoção de Autonomia Econômica; Brinquedoteca; Alojamento de Passagem e Central de Transportes. Além disso, haverá integração dos serviços com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria da Mulher, garantindo um atendimento abrangente e integrado.

Christiane Yared, secretária municipal de Gabinete Institucional, ressaltou a determinação da gestão em enfrentar os desafios e oferecer suporte às mulheres em situação de violência. “Gostaríamos que não precisássemos de um espaço deste, mas a realidade é que precisamos atender estas mulheres. Este espaço vai beneficiar o dia-a-dia das mulheres que sofrem violência“, afirmou.

O sucesso da inauguração e o funcionamento eficiente da Casa da Mulher Parnanguara também foram possíveis graças ao apoio de empresas locais, que contribuíram diretamente para a equipagem do espaço. Empresas como ATEXP, OGMO, SINDOP, L7, Porto Obras, Terminais do Sul, MGC Arquitetura, Pontalle, MLV Móveis, Casinha dos Sonhos demonstraram seu compromisso social com a causa das mulheres.

A Casa da Mulher Parnanguara não é apenas um prédio, é um símbolo de esperança, um espaço seguro e acolhedor para todas as mulheres que precisam de apoio. Seu impacto vai além das paredes físicas, representando um passo significativo na luta contra a violência de gênero e na promoção da igualdade e do respeito para todas as mulheres da cidade de Paranaguá”, concluiu Vandecy Dutra.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *