Incentivo à reciclagem: Associação de Coletores de Pontal do Paraná recebe R$ 500 mil para ampliar atividades no município


Por Redação Publicado 16/08/2023 às 09h58 Atualizado 18/02/2024 às 20h22

A Prefeitura de Pontal do Paraná formalizou nesta terça (15) o novo termo de compromisso com a Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (AMCORESPP). O acordo destina mais de R$ 500 mil por ano em coleta seletiva, amplia a capacidade da associação e garante três equipes em operação no município.

Além do novo contrato, a associação ainda recebeu um novo caminhão baú fruto da parceria entre o município, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT).

A assinatura do termo e a entrega do veículo aconteceram na sede da AMCORESPP, em Ipanema. Durante a solenidade, o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável.

Hoje renovamos e ampliamos esse serviço com investimento de mais de meio milhão de reais por ano na coleta seletiva. São mais nove empregos gerados numa cidade que tem um meio ambiente sensível, que deve ser preservado. Por isso, buscamos fazer melhor o trabalho, com constância e ampliação nas rotas”, afirmou o prefeito.

Programa Pontal Recicla

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Pontal do Paraná, Jackson César Bassfeld, conta que os objetivos da parceria com a associação vão além do suporte financeiro, mas sim, seguem as diretrizes da Lei nº 2.197, de 2021, que instituiu o Programa Pontal Recicla.

“O trabalho conjunto vai além da limpeza da cidade e da comercialização do material coletado e beneficiado pela associação. Procuramos alcançar também valores como a erradicação do trabalho infantil e o incentivo à educação ambiental”, concluiu o secretário.

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná