Inclusão: começa atendimento na Central de Intermediação de Libras, em Guaratuba


Por Flávia Barros Publicado 17/01/2023 às 01h08 Atualizado 18/02/2024 às 02h43

Uma sociedade justa só é possível quando existe oferta de diversos fatores, entre eles acesso à educação, mercado de trabalho, saúde. Mas, para que tudo isso esteja, de fato, acessível, é preciso que as pessoas consigam se comunicar. Para a comunidade surda essa etapa é um desafio “extra”, isso porque, além de precisar ser alfabetizada em língua portuguesa, o acesso conjunto à linguagem em libras é fundamental. Em Guaratuba, a prefeitura anunciou, ainda em 2022, a criação da Central de Intermediação de Libras (CIL), que começou a ser estruturada e sair do papel há quase um mês, em 18 de dezembro de 2022. Assim que começou 2023, no primeiro dia útil do ano, em dois de janeiro, a CIL iniciou os atendimentos, na Secretaria Municipal da Saúde, com a servidora municipal e intérprete de libras, Larissa Albuquerque.

COMO FUNCIONA

A CIL consiste no atendimento das necessidades da comunidade surda através de videochamada pelo aplicativo WhatsApp, disponível, até o momento, apenas para os serviços de saúde. Com a Central de Libras, a comunidade surda pode agendar consultas, tirar dúvidas e também solicitar um atendimento presencial com intérprete de libras. O horário de funcionamento do serviço é das 13h às 17h. O contato da CIL é o (41) 3472-8524.

AMPLIAÇÃO

Nessa segunda-feira (16), a prefeitura de Guaratuba divulgou um vídeo em que o prefeito Roberto Justus (União Brasil) fala à população e, ao lado dele, a servidora que atende na CIL, Larissa Albuquerque. De acordo com o prefeito, com a Central, será possível acessar qualquer tipo de serviço público da cidade .
Seja nas nossas UBSs, ou até em outros serviços públicos federais, como INSS, algum apoio na questão da tributação, IPTU, ou até mesmo em instituições privadas, como apoio no banco ou algo do gênero, basta entrar em contato com a Larissa que ela pode fazer a tradução para você“, disse Justus.
Ela também está à disposição, se for necessário, para atendimento presencial. Mas agora, com a vida digital, essas situações são cada vez mais raras e a tradução por chamada de vídeo tem sido bastante eficiente, Larissa tem feito muitos atendimentos até nos surpreendeu o volume da demanda“, complementou o prefeito.
Além do WhatsApp, o serviço pode ser acessado por meio do QR code que aparece no vídeo postado nas redes sociais da prefeitura e, conforme informou a administração municipal, estará fixado em todos os prédios públicos do município.