Inclusão: crianças e adolescentes com TEA e PcD vivenciam momentos inesquecíveis no circo, em Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 08/04/2024 às 16h29

Palhaços, trapezistas, malabaristas, pipoca, maçã do amor e muitas palmas e risadas, tudo isso sendo acompanhado pelos olhos atentos das crianças. A magia do circo encanta plateias pelo mundo há séculos, mas na tarde do último sábado (6), o circo Pop Star, instalado no estacionamento do Bavaresco, em Paranaguá, recebeu um público ainda mais especial. Cerca de 500 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e PcDs (pessoas com deficiência), atendidos pela rede municipal de Paranaguá e entidades filantrópicas da cidade, assistiram ao espetáculo da trupe, tudo de graça.

Para a secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, fechar a semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), com um evento em que todos puderam participar, foi inesquecível. “A Secretaria de Inclusão teve vários projetos e ações a respeito do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Então, hoje é um dia muito especial para nós, pois, em parceria com o circo Pop Star, pudemos proporcionar essa experiência. Temos aqui as crianças atendidas pela Secretaria de Inclusão, pelo Centro de Autismo, pelo CEDAP, Escola Eva Cavani e APAE, tudo num único objetivo, que é trazer a alegria e proporcionar esse momento em sociedade e com inclusão”, disse.

Crianças e adolescentes com necessidades especiais vivenciam momentos inesquecíveis no circo – autismo – circo (20)
Rodrigo Rodrigues, um dos diretores do circo Pop Star, e a secretária municipal de Inclusão, Camila Leite. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Tudo feito com carinho

Foi uma apresentação toda pensada para receber as crianças e seus familiares, em uma tarde em que até o tempo colaborou, pois não choveu. Para Patrícia Martins da Graça, diretora da Escola Municipal Eva Cavani, oferecer essa experiência, em que os pais também puderam participar, fez a diferença.

É um momento muito importante porque os familiares também estão podendo participar, os pais juntos com os seus filhos. São momentos de grande importância, porque essa tarde está sendo feita somente para crianças especiais. Então, até o circo preparou tudo nos mínimos detalhes para eles”, afirmou Patrícia.

Crianças e adolescentes com necessidades especiais vivenciam momentos inesquecíveis no circo – autismo – circo (24)
Para Patrícia Martins da Graça, diretora da Escola Municipal Eva Cavani, oferecer essa experiência, em que os pais também puderam participar, fez a diferença. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Apoio à arte

E se engana quem pensa que a emoção tomou conta apenas das crianças, familiares e profissionais que acompanharam o espetáculo. Rodrigo Rodrigues, um dos diretores do circo Pop Star, também conversou com o JB Litoral. Visivelmente emocionado, ele detalhou o que representa para toda a equipe poder se apresentar para um público tão especial. 

Poder se apresentar em uma cidade que apoia a arte e a cultura faz toda a diferença para nós. Então, proporcionar esses momentos de lazer aqui, juntinho com todos nós, com essas crianças incríveis, nos deixa muito gratos. O Circo Pop Star é um circo de família para a família. Eu sou a terceira geração dessa família que corre o Brasil inteiro porque acreditamos na arte e na cultura. É a nossa primeira vez em Paranaguá e estamos encantados”, contou Rodrigo.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *