Inclusão digital para cegos: Prefeitura de Paranaguá anuncia curso “Visão Digital” para 2024


Por Luiza Rampelotti Publicado 14/12/2023 às 17h43 Atualizado 19/02/2024 às 07h50

Na última quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Inclusão (SEMI) de Paranaguá sediou a 1ª Roda de Conversa para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A reunião contou com a participação de pessoas que já integraram o Censo de Pessoas com Deficiência na cidade e marcou um importante passo em direção à inclusão para cegos na região.

Além disso, a roda de conversa também reuniu a comunidade e geral e familiares de pessoas com deficiência visual ou baixa visão, especialmente das crianças matriculadas na Rede Municipal de Educação que enfrentam esse desafio. Mais de 30 escolas já receberam uma equipe da Secretaria Municipal de Educação que visa identificar e dar assistência a essas crianças.

Atualmente, a servidora Daniele Ferreira é uma das responsáveis pela triagem de crianças com deficiência visual nas instituições de ensino. Ela destaca a importância de identificar sinais como copiar tarefas erradas, quedas frequentes ou dores de cabeça persistentes, garantindo uma atenção imediata.

Daniele expressa sua satisfação com a adesão significativa à roda de conversa. “Queremos debater sobre políticas públicas que melhorem a acessibilidade e as vidas dessas pessoas. Este é o tipo de deficiência que precisa de muita atenção, pois a pessoa tende a se isolar. A roda de conversa visa permitir que elas se conheçam e compartilhem suas experiências“, ressalta.

Curso confirmado para 2024

O destaque do evento ficou por conta da confirmação do curso “Visão Digital” para pessoas com deficiência visual ou baixa visão, uma iniciativa que busca promover a inclusão digital e proporcionar troca de informações e ideias para garantir a acessibilidade desse segmento. O projeto foi apresentado pelo servidor da Prefeitura Marcos Paulo Silveira Nunes.

Marcos será o professor responsável pelo curso e enfatiza a importância de capacitar a comunidade com deficiência visual em informática. “Acredito que é crucial que todas as pessoas saibam mais sobre informática. Tenho colegas que ainda não estão inseridos nesta área digital, e é necessário para ter informação e conhecimento, abrindo portas para novas oportunidades“, afirma.

Slider 2
O projeto foi apresentado pelo servidor da Prefeitura Marcos Paulo Silveira Nunes, que será o professor do curso. Foto: Prefeitura de Paranaguá

A primeira turma do curso Visão Digital está programada para iniciar em fevereiro de 2024, com a perspectiva de organizar duas turmas no próximo ano. Um computador adaptado já foi providenciado, e não há restrição de idade para participar das aulas.

Para mais informações, é possível contatar a Secretaria Municipal de Inclusão, localizada na Rua Faria Sobrinho, 371, ou pelo telefone (41) 3721-1785. 

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá