Instrumentos musicais novos são entregues para Fanfarra da Guarda Mirim e Orquestra Municipal de Pontal do Paraná


Por Flávia Barros Publicado 06/09/2023 às 00h47 Atualizado 18/02/2024 às 22h31

Eles chegaram a tempo de fazer a alegria de crianças e adolescentes e de quem irá assistir ao desfile cívico de 7 de setembro, em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil, em Pontal do Paraná. Os instrumentos musicais tão esperados para compor a Fanfarra da Guarda Mirim foram entregues na última segunda-feira (4), na Casa da Cultura da cidade. São seis liras, quatro escaletas, três trombones de vara, três trompetes, quatro clarinetes e quatro sax tenor.

Ampliação do atendimento

Mas estrear em público os novos instrumentos será apenas um dos benefícios trazidos pela doação à Guarda Mirim de Pontal do Paraná; com mais equipamentos, Vani de Borba, fundadora da Guarda, que é uma Organização Não Governamental (ONG), explica que será possível ampliar o número de crianças e adolescentes na Fanfarra e nas aulas musicais.

Como estávamos sem os instrumentos adequados, tínhamos 24 alunos na parte musical. Agora, com os instrumentos, vamos conseguir atender mais crianças. Nossa capacidade máxima é de 74 alunos”, falou Vani, que fundou a ONG há 12 anos, para atender estudantes dos 7 aos 16 anos.

O projeto

Para participar, crianças e adolescentes precisam estar matriculados e ter bom desempenho escolar. A Guarda Mirim dá aulas musicais às sextas-feiras e aula de civismo e disciplina aos sábados.

Temos aulas de manhã e à tarde, com maestros que vêm de Curitiba. Nossa ONG sobrevive de doações e também precisa bastante de voluntários”, completa Vani, que atualmente ocupa a função de tesoureira da Guarda Mirim.

A Guarda Mirim funciona em um espaço cedido pela Prefeitura, anexo ao Posto de Atendimento do Detran, no balneário Ipanema.

O telefone para contato é o 41 98439-9677.

Também para a orquestra

Além de contemplar a fanfarra, também foram entregues instrumentos de corda destinados ao projeto Orquestra Municipal de Pontal. São violões, violinos e violoncelos que serão utilizados por músicos do projeto. De acordo com o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, também haverá abertura de vagas para aulas em cursos de música.

Continuamos investindo em ações voltadas à valorização cultural, incentivo e promoção dos bens culturais de Pontal, ampliando, assim, a capacidade de oferecer, gratuitamente, aulas de música para todos, com mais recursos para a aprendizagem, desde crianças à toda a população”, afirmou Rudão.