Parto inclusivo e emocionante: intérprete de Libras acompanha casal surdo durante nascimento do primeiro filho


Por Redação Publicado 29/04/2024 às 20h06

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

No último sábado (27), uma cena emocionante marcou o Hospital Paranaguá, onde a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Gisele Cuch, desempenhou um papel importante durante o nascimento de Davi, filho de Thayná Karina Borges Wolf.

image-47
Thayná Karina Borges Wolf é surda e foi acompanhada por uma intérprete de Libras da Prefeitura durante toda sua gestação. Foto: Arquivo pessoal

Desde o primeiro exame de sangue que confirmou a gravidez até o momento do parto, Gisele acompanhou de perto cada etapa da gestação de Thayná, proporcionando acessibilidade comunicativa para ela e seu esposo, Jean Wolf, ambos surdos e residentes em Paranaguá.

A experiência de acompanhar os nove meses gestacionais foi compartilhada por Gisele em suas redes sociais ao participar desse momento único. “Que emoção indescritível eu vivi e ainda estou vivendo essa manhã e início de tarde“, escreveu ela.

A importância da presença de Gisele não passou despercebida pela equipe médica, especialmente pelo ginecologista/obstetra, Dr. Nélio Valente, que solicitou sua presença para garantir que Thayná se sentisse tranquila e segura durante o parto.

Davi veio ao mundo no mesmo dia que sua mãe, um momento que certamente ficará marcado na memória de todos os envolvidos. “Só posso agradecer a Deus por todas as bênçãos experimentadas ao longo da minha existência pessoal e profissional“, afirmou emocionada a intérprete Gisele Cuch.

image-49
Jean Wolf, pai de Davi e esposo de Thayná, também é surdo. Ao lado, a intérprete Gisele Cuch. Foto: Arquivo pessoal

O nascimento do pequeno Davi também destaca a importância da inclusão e da acessibilidade para garantir que todos tenham a oportunidade de vivenciar momentos tão especiais com plenitude e dignidade.

Central de Libras

A história de Gisele e Thayná ressalta a importância da acessibilidade comunicativa para os surdos, algo que tem sido facilitado pela Central de Libras ‘Bruna Pivato’. Inaugurada em dezembro de 2021 e reinaugurada em agosto de 2022 em um novo local, a central oferece profissionais especializados para atender às demandas jurídicas, de saúde e outros serviços da comunidade surda.

Localizada na Rua Vereador Salim Chede, a Central de Libras oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, garantindo que os surdos tenham acesso à mediação no diálogo em diversas situações cotidianas, desde consultas médicas até questões burocráticas como matrículas escolares e consultas no INSS.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *