Investimento de R$ 130 milhões aproxima Pontal do Paraná da meta de 90% de cobertura de esgoto até 2033
Pontal do Paraná está prestes a receber um dos maiores investimentos em saneamento básico da história. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) autorizou a abertura da licitação para um pacote de obras de R$ 130 milhões, que prevê a implantação de cerca de 43 quilômetros de rede coletora de esgoto, cinco quilômetros de coletores e linhas de recalque, além da construção de quatro novas estações elevatórias. O projeto também prevê a construção de quatro mil novas ligações domiciliares de esgoto.

A autorização foi assinada na terça-feira (30), na sede da Sanepar, em Curitiba. Os investimentos, previstos para o período de 2026 a 2030, vão beneficiar cerca de 3,3 mil famílias e 10,2 mil moradores dos balneários de Canoas, Marissol, Grajaú, Olho d’Água, Leblon, Jacarandá, Chácara São Pedro, Monções II e Iracema.
De acordo com a administração municipal, as novas estações elevatórias também vão preparar a infraestrutura para futuras expansões da rede nos balneários Primavera, Majorane e Vila Progresso, acompanhando o crescimento urbano do município.
Licitação deve sair ainda neste mês
A Prefeitura espera que a licitação seja realizada ainda neste mês de julho. Após a assinatura do contrato, a estimativa é de que os serviços comecem este ano e sejam finalizadas em 18 meses.

“Hoje é um dia de felicidade e de conquistas. Esse investimento representa mais dignidade, saúde e qualidade de vida para a nossa população. Foram quase quatro anos de trabalho para chegarmos a esse momento tão importante”, afirmou o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão.
O presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirmou que as obras acompanham o crescimento da cidade e atendem à determinação do Governo do Estado de ampliar a infraestrutura. “Estamos dando velocidade ao processo de universalização do saneamento para oferecer cada vez mais qualidade de vida aos moradores e também aos milhares de turistas que visitam o município”, destacou.
Meta é alcançar 90% de cobertura até 2033
Os investimentos fazem parte da estratégia estadual de universalização do saneamento básico, prevista nas resoluções da Microrregião de Água e Esgotamento Sanitário. Uma delas, a Resolução nº 002/MRAE-1/2023, disponível no portal da Sanepar, institui a prestação direta regionalizada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município e estabelece as metas que deverão ser cumpridas.

Entre elas, aquelas relacionadas à ampliação da coleta e do tratamento de esgoto na cidade, com 75% da população atendida até 2023; 80% até 2029; e 90% até 2033, índice que deverá ser mantido nos anos seguintes. Embora a resolução não apresente valores financeiros, ela estabelece que a concessionária deverá realizar as intervenções necessárias para atingir os índices.
Em 2025, foi publicada a Resolução nº 003/2025. Nela, os objetivos foram adequados, estendendo o prazo para atingir 75% de atendimento até 2025 e mantendo os índices de 80% até 2029 e 90% até 2033.
Pontal antecipou etapas para agilizar a execução das obras
Os percentuais estabelecidos para Pontal do Paraná seguem o cronograma previsto pelo Marco Legal do Saneamento. O prefeito Rudão Gimenes explicou ao JB Litoral que, embora os investimentos já estivessem previstos no contrato de concessão, a Prefeitura firmou uma parceria com a Sanepar para antecipar a elaboração dos projetos e acelerar a execução das melhorias.
“O município licitou os projetos e a Sanepar indenizou a gente pelo valor desses contratos. Nós concluímos essa etapa em janeiro deste ano e agora avançamos para o processo licitatório da obra. Os projetos executivos já estão prontos para atender essa região e permitir futuras ampliações”, destacou.
Com isso, a expectativa é ampliar a cobertura da rede dos atuais 76% (de acordo com o Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgoto (Iarce) para 86% após a conclusão das obras e avançar rumo à meta nacional de 90% de coleta e tratamento até 2033.
