Investimento de R$ 6 milhões na nova Escola Municipal Tiradentes, em Alexandra, ampliará vagas para 2024


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/11/2023 às 15h43 Atualizado 19/02/2024 às 05h13

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Na tarde de sexta-feira (17), o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), visitou o bairro Alexandra para conferir o andamento das obras da nova Escola Municipal Tiradentes. O local, com previsão de conclusão até o final do ano, promete oferecer aproximadamente 350 vagas, em sete salas, para o ano letivo de 2024.

Prefeito visitou a obra na última sexta-feira (17). Foto: Prefeitura de Paranaguá

O prefeito Marcelo Roque expressou otimismo durante a visita, anunciando que a obra já está 70% concluída. “Estamos prevendo a entrega no final deste ano, e já no próximo ano letivo, a comunidade terá o privilégio de iniciar as atividades na nova Escola Municipal Tiradentes. Com uma área de 2300 m² e investimentos na ordem de R$ 6 milhões, provenientes dos recursos municipais, esta é, sem dúvida, a maior escola que estamos edificando durante nossa gestão“, declarou o prefeito.

Atualmente, o ensino em Alexandra é realizado em apenas uma estrutura dividida pelo Colégio Estadual de Campo e pela Escola Municipal Tiradentes. No período da manhã, são os alunos da rede estadual que utilizam a escola e, à tarde, os do município.

Marcelo Roque enfatizou as transformações significativas em relação ao modelo atual, explicando que a atual fusão das instituições será superada, abrindo caminho para a criação de uma unidade escolar dedicada exclusivamente às vagas municipais, deixando o atual prédio para as estaduais. “Todo esse cenário está prestes a mudar, e teremos mais de 350 alunos na escola municipal, ampliando, assim, tanto as oportunidades para o Município quanto para o Estado, que sairá de quatro salas de aula para 11″, destacou Roque.

Mais vagas

Tenile Xavier, secretária de Educação, enfatizou que todo o planejamento para o ano letivo de 2024 já foi elaborado, utilizando o novo espaço com dois pavilhões. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Ao abordar o impacto da obra, o prefeito enfatizou a relevância de oferecer um maior número de vagas para os estudantes locais. “Assim, não apenas teremos uma nova escola para os alunos do município, mas também disponibilizaremos as salas de aula e estruturas construídas no antigo colégio, pelas administrações anteriores, para o Estado, evitando que as crianças e adolescentes de Alexandra precisem se deslocar para outra região da cidade devido às poucas vagas que eram oferecidas aqui“, afirmou.

A nova escola municipal atenderá, além do Ensino Fundamental, a Educação Infantil com o Infantil 4 e 5. Desta maneira, o Centro Municipal de Educação Infantil Edite Amatuzzi Pinho ampliará suas vagas, também oferecendo mais oportunidades para o próximo ano.

Tenile Xavier, secretária de Educação, enfatizou que todo o planejamento para o ano letivo de 2024 já foi elaborado, utilizando o novo espaço com dois pavilhões. “Estão todos ansiosos. Os estudantes, a equipe gestora, o grupo de profissionais que trabalha na escola Tiradentes. Eu tenho certeza de que a comunidade receberá um lindo presente“, disse.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Oséias Bisson, destacou a realização de um sonho para toda a comunidade. “Nós tínhamos problemas por ter a escola municipal e estadual juntas, e hoje com a separação, a escola estadual terá amplas salas para atender mais a população. Agora, o município também terá essas salas de aula, aumentando em mais de 100 vagas para a rede municipal, proporcionando qualidade no ensino para a nossa população de Paranaguá e Alexandra“, afirmou.

De acordo com o prefeito, a obra já está 70% concluída. Foto: Prefeitura de Paranaguá