Isabelle Dias assume a Procuradoria da Mulher da Câmara de Paranaguá pelo biênio 2023/2024


Por Redação com informações de Kaike Mello Publicado 17/02/2023 às 10h12 Atualizado 18/02/2024 às 05h02

A vereadora Isabelle Dias (PSB) tomou posse da Procuradoria da Mulher da Câmara de Paranaguá na tarde da última quinta-feira (16). Na cerimônia, estiveram presentes autoridades do município, representantes do Conselho Municipal da Mulher e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Considerada a segunda vereadora surda eleita no país e a primeira no Paraná, em 2020, no discurso de posse, Isabelle reafirmou seu compromisso com as lutas das mulheres. “Quero encorajar as mulheres a acionar a Procuradoria sempre que precisarem de ajuda. A Procuradoria da Mulher vai ser a voz da mulher surda, da mulher negra, da mulher com deficiência e de todas aquelas que precisam de encorajamento para sair de situações adversas”, frisou.

A vereadora foi nomeada como presidente do órgão pelo presidente da Câmara, o vereador Fábio Santos (PSD). Agora, ela assume a pasta pelo biênio 2023/2024.

Após o evento, a presidente do Conselho da Mulher, Matsuko Morin Barbosa, reforçou a importância do trabalho conjunto entre a Procuradoria e o Conselho da Mulher. “Nós precisamos lutar e defender os direitos das mulheres negras, indígenas, dos LGBTQIA+ e de todos aqueles que são inferiorizados pela sociedade. Fazemos parte desta rede de proteção e agimos para que elas não se tornem vítimas de violência ou maus tratos“, afirmou Matsuko.

A Comandante da Patrulha Maria da Penha de Paranaguá, Marcia Garcia, destacou o papel das instituições e da sociedade civil na defesa da mulher.

Todos os dias recebemos relatos de agressões que as mulheres sofrem, por isso reconhecemos e apoiamos essa rede de proteção às vítimas. Também reforçamos a importância da denúncia das vítimas, ou de quem presenciar alguma espécie de violência contra mulheres. Mesmo de forma anônima, é preciso que as pessoas falem para que possamos tomar as providências em defesa dessas vítimas”, concluiu a comandante.

Procuradoria da Mulher

Aprovada de forma unânime, a Procuradoria da Mulher surgiu em novembro de 2019 na Câmara Municipal de Paranaguá, via Projeto de Lei do vereador Waldir Leite (PSC). Desde 2021, quando o órgão passou a, efetivamente, atuar, Vandecy esteve à frente da pasta.

Sempre determinada na defesa dos direitos das mulheres, a parlamentar deixou seu legado na Procuradoria e agora passa o bastão para Isabelle, que, assim como a antecessora, é formada em Pedagogia e possui um histórico na causa feminina.

A partir de agora, a composição da Procuradoria da Mulher é a seguinte:

  • Procuradora Especial da Mulher – vereadora Isabelle Dias;
  • Procuradora Adjunta – vereadora Vandecy Dutra;
  • Procurador Adjunto – vereador Nilson Diniz (União);
  • Assessoria Jurídica – advogada Giovana Andrioli.