Jacaré-do-papo-amarelo é encontrado dentro de rio em Guaratuba


Por Redação Publicado 04/09/2023 às 10h27 Atualizado 18/02/2024 às 22h18

Uma ação conjunta foi realizada na manhã de sábado, 2, para a captura de um de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) na cidade de Guaratuba.

Participaram da operação equipes da 1ª Companhia Ambiental da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Guaratuba e biólogos do Centro de Estudos do Mar

O réptil foi encontrado por moradores em um rio nas imediações da rodoviária da cidade e os moradores avisaram os órgãos ambientais, os quais se reuniram com a finalidade de remover o animal do local e transferi-lo para um ambiente adequado.

Após várias tentativas de capturar o jacaré, as ações foram suspensas, para evitar estressar demasiadamente o animal.

ESPÉCIE

O jacaré-de-papo-amarelo possui o focinho maior que todos os crocodilos e é um réptil que pertence à família dos Alligatoridae . Seu nome cientifico é Caiman Latirostris, que vem do latim lati (amplo ou largo) e rostris (focinho ou nariz).

Animais adultos tendem a ser de cor verde-oliva enquanto os filhotes são mais amarronzados com costas listradas em preto e pontos escuros na cabeça e lateral da mandíbula e alimentam-se, principalmente, de peixes, morcegos, aves, crustáceos, moluscos e até mesmo outros répteis (cobras, por exemplo).

No Brasil, esses répteis podem ser encontrados principalmente na região Sul, Sudeste e Nordeste, mas também aparecem na região Centro-Oeste. Eles habitam as margens de rios, brejos, mangues, riachos, lagos e lagoas.