Lar Perseverança é invadido por suspeito em plena madrugada de Natal; veja o vídeo


Por Flávia Barros Publicado 26/12/2022 às 16h42 Atualizado 18/02/2024 às 01h16

Passada a noite de Natal, tudo estava tranquilo no Lar de Idosos Perseverança, em Paranaguá, até que um homem invadiu o local, às 3h55 da madrugada desse domingo (25). O que ele não esperava era ser surpreendido por funcionárias que, mesmo assustadas, colocaram o homem para correr debaixo de vassouradas. Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela casa assistencial nesta segunda-feira (26) mostram o suspeito entrando e tentando se esconder por trás das mesas que os idosos usam para fazer as refeições, do lado externo do Perseverança. Depois, ele é percebido pela primeira funcionária que espanta o invasor com uma vassoura. Logo, outras duas colaboradoras da casa chegam em auxílio à primeira e expulsam o suspeito que pula o portão para fugir debaixo de vassouradas.


“PAPAI NOEL DO MAL”

Uma das funcionárias passou mal depois de colocar o ladrão para correr e foi levada para a UPA, com auxílio da equipe da Polícia Militar, que foi chamada para atender à ocorrência. Nesta segunda, com a divulgação das imagens, a instituição que atende, atualmente, 66 idosos, fez um apelo para que o responsável pelo transtorno seja identificado “ajude a localizar esse Papai Noel do mal”. Em conversa com a responsável técnica do Lar Perseverança, Manoela Velomim, o JB Litoral teve acesso aos detalhes de como tudo aconteceu.


PROTEÇÃO AOS IDOSOS


Segundo Manoela, não é a primeira vez que entram no lar. “Em outros momentos levaram ventilador, máquina de cortar o cabelo dos idosos e até comida. Então apresentamos ao Conselho do Idoso um projeto de monitoramento para coibir a entrada com cerca elétrica e sistema de monitoramento, mas infelizmente ainda temos alguns pontos sem esse respaldo e eles acabaram voltando“, disse a assistente social.
Ainda de acordo com a responsável técnica, dessa vez o homem não conseguiu levar nada porque logo foi visto pelas funcionárias. “Uma delas teve como reação o enfrentamento, até pela proteção dos idosos, mas logo que passou a situação foi encaminhada imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento. Não orientamos a reagir como foi feito, porém, na ânsia de proteger os idosos acolhidos elas reagiram“, contou Manoela Velomim, ao JB Litoral.


PEDIA PARA NÃO CHAMAR A POLÍCIA

Nas imagens, é possível ver as funcionárias indo para cima do suspeito e o direcionando para a saída, enquanto se protegem com uma vassoura, é possível perceber que ele gesticula e tenta argumentar com as funcionárias. Mas é expulso a vassouradas, pula o portão e encontra outros dois possíveis comparsas do lado de fora da casa. “As meninas ficaram mandando ele ir embora, falando que iam ligar pra policia e ele falava que ia complicar ele“, finalizou a responsável técnica do Lar Perseverança.

Quem tiver informações que ajudem a identificar o ladrão que não poupou nem o lar de idosos, pode entrar em contato com a polícia ou direto nos telefones do Lar Perseverança: (41) 3422-1473 ou WhatsApp (41) 99664-1234.

Veja o momento em que o ladrão é flagrado e expulso pelas funcionárias: