Legislativo incentiva mutirões de limpeza para evitar gastos com mão de obra em Morretes
Por Cleverson Teixeira
A cidade de Morretes, a qual contabiliza pouco mais de 16 mil habitantes, tem contado com a ajuda de voluntários para colocar a limpeza da região em dia. Desde o início do ano, o vereador Fabiano Cit (PSB), com o apoio do poder executivo, lidera mutirões de roçadas e lavagem de algumas áreas da localidade. Um dos principais objetivos das ações é reduzir gastos com mão de obra.
De acordo com o parlamentar, além da administração municipal, outro responsável por incentivar a colocar o projeto em prática foi um colega de bancada “Foi um incentivo vindo desde a campanha do nosso atual prefeito, que era motivar os mutirões. Nós nos adaptamos a isso. Eu tive umas orientações, com um outro vereador, o Isael Poeta (PSD), que já trabalhava com isso quando fazia parte de uma associação. A gente está colocando em prática, agora. Gerando uma economia para a mão de obra do executivo”, afirma.
Ainda conforme ele, os trabalhos estão sendo vistos com bons olhos pelo povo morretense. “Já fizemos alguns mutirões. As pessoas vão se identificando com essa forma de trabalhar. Fica mais harmônico. Antigamente, em Morretes, não víamos essa prática. Os comentários têm sido bastante positivos”, afirma.
Além da participação da comunidade, os trabalhos são feitos, muitas vezes, em conjunto com as Secretarias Municipais. Em março deste ano, o Posto de Saúde do bairro América recebeu um grupo de voluntários, os quais lavaram o local e cortaram o gramado.
“Alguns são voluntários. Já os outros são pessoas da própria comunidade. Em algumas ações, fazemos parceria com as secretarias. Esses dias, fizemos dois trabalhos com a Secretária de Saúde pra a limpeza de um posto médico”, destaca.
Quantidade de pessoas
Segundo o vereador, a quantidade de pessoas que participam das ações em benefício da cidade é reduzida por conta da pandemia do coronavírus. Em média, mais de 10 componentes fazem parte dos mutirões. “Devido à pandemia, a gente costuma limitar. E, no fim de semana, no sábado, principalmente, é o dia em que as pessoas estão disponíveis. Algumas ações são feitas em dias de semana, mas não posso precisar um número exato. Nessa última limpeza, estiveram presentes 12 pessoas. Na roçada, também, em torno de 10. A gente orienta para não gerar aglomeração”, complementou.
Ainda conforme o parlamentar, os produtos para a realização dos serviços são doados. Já os maquinários são de propriedade dos ajudantes. “Os materiais para as roçadas e limpeza do posto foram doados. A própria comunidade forneceu gasolina e nylon. Não gerou custo nenhum para o executivo. A intenção é gerar economia. Cada um vai com as suas máquinas e equipamentos”, reforça.
Combate à dengue
Pensando em combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o causador da dengue, o responsável pelos mutirões está estudando reservar um dia da semana para tentar frear os casos na cidade. “Vamos ver se reservamos, pelo menos um dia da semana, para a ajudar no combate à dengue. O quadro de pessoal é reduzido no setor da saúde devido à pandemia. E o surto aqui é grande. A nossa preocupação é tanta, que, em uma sessão, convidei os demais vereadores para entrar no grupo”, relata.
Vale destacar que, segundo o último informe epidemiolígico, divulgado pela Secretária de Estado da Saúde (Sesa), Morretes soma 132 casos de dengue.