Litoral é destaque na vacinação contra Covid-19 no Paraná, diz SESA


Por MDC Publicado 22/07/2021 às 11h23 Atualizado 16/02/2024 às 08h04

Com informações da AEN e SESA

Na semana passada, um levantamento junto aos 399 municípios realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) mostrou que 76% das cidades do Paraná, estão vacinando a população na faixa dos 30 a 39 anos. O que prova que a vacinação no Estado mostra equilíbrio e velocidade.

A média é de três a cada quatro cidades estão imunizando seus moradores dentro do mesmo intervalo, conquistando, juntas, novos públicos. Entre elas, 16 cidades (4%) estão aplicando doses da vacina em pessoas com idade de 18 a 29 anos.

Neste ponto, o litoral vem se destacando na vacinação da população abaixo dos 29 anos, como Guaraqueçaba e Antonina que estão imunizando jovens a partir dos18 anos.

Em todo Estado, segunda a SESA, a maioria dos municípios mais populosos do Paraná está na faixa dos 30 a 38 anos e todos já anunciaram novas reduções com a distribuição das novas doses, avançando a novos públicos.

Apenas Foz do Iguaçu e Paranaguá estão mais adiantadas, aplicando doses em pessoas de 28 anos (Foz)e 22 anos (Paranaguá) a primeira por conta da estratégia de controle de variantes na fronteira, a segunda pela quantidade de grupos prioritários na população, como portuários por exemplo. “O Paraná é o 5º estado que mais imunizou no País. A agilidade logística do Estado em distribuir os imunizantes para os municípios e ações de incentivo como a campanha De Domingo a Domingo, além do esforço ininterrupto das prefeituras, são alguns dos motivos para o sucesso da vacinação com as doses já disponibilizadas”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.