Litoral está em alerta para alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/11/2022 às 17h53 Atualizado 17/02/2024 às 22h32
tempo, chuva, frio,

Estão previstas para os próximos dias, começando neste sábado (26), chuvas de até 200 milímetros no Litoral do Paraná. A informação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que alerta para a possibilidade de alagamentos, enchentes, transtornos à população e, até mesmo, deslizamento de encostes na Serra.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, neste fim de semana haverá a formação de um sistema de baixa pressão sob o oceano, na altura do Paraná. A presença desse sistema favorecerá a formação de várias faixas e linhas de instabilidade, principalmente na faixa leste do Estado, na altura de Curitiba e, especialmente, no Litoral.

O que se espera entre o sábado (26) e domingo (27), segunda (28) e terça-feira (29), é muita chuva, principalmente na região litorânea. Valores acumulados no período devem superar os 200 milímetros, situação que provavelmente deva causar algum alagamento, enchente e transtorno à população. Deslizamento de encostes de serra não está descartado em função dessa chuva bastante excessiva prevista para os próximos dias”, alerta.

No período chuvoso, é importante que a população fique atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo, além de praticar ações preventivas. As chuvas intensas podem trazer perigos que merecem atenção e cuidados.

Alerta feito pelo Simepar. Foto: Divulgação

A Defesa Civil destaca que o ponto inicial para os devidos cuidados preventivos durante o período de fortes chuvas é que o morador identifique se vive em uma área de risco ou não e, assim, tome as medidas adequadas. Confira algumas orientações:

  • Pessoas que vivem em áreas de risco (locais próximos a rios, córregos, áreas baixas que podem ser alagadas) devem ficar atentas ao volume de chuva, se chover acima do normal;
  • As áreas que não são de risco devem ficar atentas a chuvas com descargas atmosféricas, vendavais fortes. Em caso de tempestade com descargas elétricas é aconselhado manter distância de aparelhos eletrônicos ligados na tomada e estruturas metálicas, como portas e janelas.

É importante também ressaltar os cuidados a serem tomados no trânsito:

  • Fique atento ao volume de água, o ideal é que ela não ultrapasse a metade da roda do veículo;
  • Caso o volume de água for muito elevado, o ideal é retornar para um local seguro e aguardar o volume baixar;
  • Caso não haja visibilidade, vá para um local seguro e ligue o pisca alerta;
  • Em caso de impossibilidade de locomoção do veículo, o ideal é que o motorista saia do veículo e espere por ajuda.