Litoral está em alerta para rajadas de vento de até 55 km/h nesta sexta-feira (3)
Nesta sexta-feira (3), o Litoral está em alerta para uma tarde agitada, impulsionada por uma combinação de fatores meteorológicos. Com a temperatura em ascensão e a umidade marítima avançando do oceano, aliada à proximidade de uma frente fria, a região deve perceber a formação de nuvens e rajadas de ventos com intensidades que podem chegar a 55 km/h.
Segundo o meteorologista William Max Romão, especialista consultado pelo JB Litoral, a variação na intensidade dos ventos deve situar-se entre 40 e 55 km/h. “Este fenômeno é resultado do contraste entre a umidade proveniente da frente fria e o bloqueio atmosférico presente no Paraná. A diferença de temperaturas é o que impulsiona essas rajadas, que devem atingir sua máxima intensidade durante o período da tarde”, explica.
Devido aos ventos, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) enviou um comunicado à Copel, no Litoral, que informou que está em alerta máximo. “Já colocamos todas as nossas equipes em sobreaviso para enfrentar [a mudança no tempo]”, diz o gerente da Copel na região, Wender Mori.
Além das preocupações com os ventos, há o alerta para a possível chegada de nuvens vindas do oceano, que podem avançar até as cidades costeiras de Paranaguá, Guaratuba e arredores, trazendo consigo chuvas fracas e passageiras. No entanto, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), não se espera um volume significativo de precipitação.
As condições climáticas para esta sexta-feira indicam uma temperatura máxima de 26ºC e mínima de 22ºC. Para o sábado (4), prevê-se um aumento na máxima, chegando a 30ºC, enquanto a mínima permanece estável em 22ºC. No domingo (5), a máxima retorna aos 27ºC, mantendo-se a mínima estável.
Recomendações
Diante das rajadas de vento previstas, a população do litoral paranaense deve se manter atenta e tomar algumas precauções, como:
- Evite atividades ao ar livre, principalmente em áreas com árvores ou estruturas fragilizadas;
- Fique atento a quedas de objetos e árvores, além de possíveis danos em telhados e redes elétricas;
- Busque abrigo em locais seguros;
- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas;
- Tenha um plano de emergência em caso de rajadas de vento;
- Entre em contato com a Defesa Civil caso identifique situações de risco.