Litoral realiza o Dia D de vacinação contra a Poliomielite neste sábado (20); veja os locais


Por Denise Becker Publicado 19/08/2022 às 13h36 Atualizado 17/02/2024 às 15h30

Neste sábado (20), acontece o Dia D de vacinação nas cidades do Litoral. A ação ocorre dentro da Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite. A orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é para toda a população procurar as unidades de saúde, levar a carteira de vacinas e prestar atenção em quais Unidades Básicas de Saúde (UBS) as aplicações serão realizadas pelas equipes de saúde de cada município. 

Em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar todas as crianças e adolescentes de dois meses até 14 anos. “Nosso intuito é atualizar o calendário vacinal das crianças e adolescentes até 14 anos, além de evitar o retorno da circulação do Poliovírus, vírus causador da poliomielite. Precisamos manter o país livre de doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Os pais ou responsáveis precisam se atentar aos riscos e levar as crianças e os adolescentes para as doses necessárias, ressalta Miriam Simão, diretora de Enfermagem.

Conforme informado pela Sesa, a meta de cobertura vacinal da poliomielite para crianças abaixo de cinco anos no Estado é de 95%. Até agora, em 2022, apenas 31% do público-alvo foi atingido no Paraná.

Vale lembrar que não existe tratamento para a paralisia infantil, mas há prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Saiba os locais de vacinação por município

Paranaguá

Em Paranaguá, neste sábado (20), todas as unidades básicas de saúde estarão abertas das 9 horas às 17 horas, com as vacinas de rotina e contra a Poliomielite. O Terminal Urbano e a Subprefeitura também terão atendimento para vacinação contra a Covid-19. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras.

Em paralelo, acontece a Campanha Nacional contra a Poliomielite que está sendo aplicada em crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido três doses da vacina inativada contra pólio (VIP).

Está também mantida a aplicação das vacinas contra Covid-19 e Influenza para crianças, adolescentes e adultos no Terminal Urbano, no Centro e na Subprefeitura, no Nilson Neves.

Guaratuba

Em Guaratuba, a Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite para crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias acontece neste sábado (20), com todas as Unidades Básicas de Saúde atendendo das 8h às 17h. Todas as crianças nessa idade devem tomar uma dose da vacina.

Também acontece a Campanha Multivacinação para crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 15 anos, com o objetivo de atualização da carteirinha de vacinação.  As campanhas irão até dia 9 de setembro, por isso, a população deve procurar a UBS mais próxima de sua residência.

Morretes

A Campanha de Multivacinação e de Poliomielite já está disponível nos Postos de Saúde da Vila das Palmeiras, Candonga, Sambaqui e no Núcleo Integrado de Saúde, no Centro. Conforme informa a Prefeitura de Morretes, o objetivo no Município é reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos, e aplicar a vacina da Poliomielite para faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade.

No sábado (20), os postos de saúde citados estarão abertos, das 8h às 17h, sem interrupção para almoço, para vacinação contra Poliomielite, vacinas de Rotina (levar carteira de vacinação) e Covid-19.
Nosso objetivo é vacinar contra a Poliomielite, no mínimo, 95% das crianças do nosso município”, informou assessoria em nota. Pais ou responsáveis, devem levar as crianças para vacinação com documento com foto e carteirinha de vacina.

Matinhos

Em Matinhos, o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação neste sábado (20) será das 9 às 17 horas, nas Unidades Básicas de Saúde, com exceção da UBS Vila Nova. Serão imunizadas crianças menores de 5 anos, além da atualização da caderneta de vacinação.  As vacinas de rotina disponíveis são: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumocócica 10, meningocócica ACWY, DTP (tríplice bacteriana).

As imunizações serão aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação. A Secretaria da Saúde também irá aplicar doses contra a Covid-19 e Influenza (gripe), conforme avaliação do cartão vacinal de crianças, adolescentes, adultos e gestantes.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a UBS Vila Nova não participará do Dia D. Os pacientes e pais ou responsáveis dos pacientes menores de idade que são atendidos pela UBS deverão se dirigir à UBS Tabuleiro-Caiobá para atualização da caderneta vacinal.

A vacinação infantil contra a Covid-19 acontecerá exclusivamente nas UBS’s Centro e Perequê, das 09h00 às 17h00 deste sábado (20). A campanha contra poliomielite e de multivacinação continuará ocorrendo até o dia 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas do Município.

Pontal do Paraná

A Secretaria Municipal da Saúde informa que neste Dia D de vacinação, sábado (20), todas as UBS’s de Pontal do Paraná estão prontas para receber a população. Exceto a UBS do Balneário Ipanema, que continua em reforma.

  • UBS Jardim Canadá (Praia de Leste) – Travessa Particular Kenion, 173 – Balneário Praia de Leste.
  •  UBS Praia de Leste – Rua Estado do Rio, s/nº – Balneário Praia de Leste.
  •  UBS Shangri-lá – Rua Januário Correia da Veiga, 453 – Balneário Shangri-lá.
  • UBS Pontal do Sul – Rodovia Engenheiro Darci Gomes de Morais, 7909-7953 – Balneário Pontal do Sul.

Quais vacinas estão disponíveis

  • Poliomielite – Para crianças menores de 5 anos.
  • Atualização – Para crianças menores de 15 anos.
  • Atualização da caderneta de vacinação para adultos e idosos.

Antonina e Guaraqueçaba

Em consulta ao site oficial da prefeitura de Antonina e Guaraqueçaba, o JB Litoral não encontrou informações sobre o Dia D de vacinação em ambos os municípios.  Assim que for informado, atualizaremos em nosso site.

O que é a poliomielite (Paralisia infantil)

De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que afeta principalmente crianças antes dos cinco anos de idade. No entanto, pode acometer pessoas de todas as faixas etárias por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Transmissão

Pessoa a pessoa – a transmissão acontece por contato direto, com mais frequência pela via fecal-oral. Por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores. 

Oral-oral – por meio de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes são: febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Formas mais graves da doença causam flacidez muscular afetando os membros inferiores. 

Tratamento

Não existe tratamento específico, todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, recebendo tratamento dos sintomas, de acordo com o quadro clínico do paciente.

Prevenção

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.