Litoral tem a viagem de trem mais bonita do mundo e Maria Fumaça Caiçara; conheça as rotas que abrangem Morretes e Antonina


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/01/2024 às 04h38 Atualizado 06/02/2024 às 14h20
|||

Em meio à Mata Atlântica, uma das maiores riquezas naturais do Brasil, os trilhos de uma das obras-primas da engenharia mundial, a Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, proporcionam aos turistas uma jornada única através das paisagens deslumbrantes e da rica história do Paraná. As opções de passeios de trem oferecidas neste verão são um convite para os amantes da natureza e da cultura.

O roteiro pela Mata Atlântica: Curitiba a Morretes e Antonina

O Paraná oferece duas rotas de trem que são verdadeiros tesouros para quem busca uma experiência autêntica. A primeira delas, a rota Curitiba-Morretes, operada pela Serra Verde Express, leva os passageiros em uma jornada de 70 quilômetros, percorrendo a Serra do Mar. Com 13 túneis, 10 estações intermediárias e 30 pontes e viadutos, este trajeto é conhecido como o passeio de trem mais bonito do mundo.

Curitiba-Morretes (através da Serra Verde Express). Foto: Great Brazil Express

A segunda opção é a rota Morretes-Antonina, realizada pelo Trem Caiçara, que oferece uma viagem mais curta, mas igualmente encantadora, com 15 quilômetros e uma hora de duração. Esta rota destaca-se por utilizar a Maria Fumaça, a locomotiva a vapor mais antiga em funcionamento no Brasil. Os passageiros têm a oportunidade de explorar as cidades históricas do Litoral, apreciando a culinária local e visitando uma fazenda com um museu ferroviário.

Uma das turistas que já tiveram a experiência de trem foi Vera Mercia Gonçalves Canani, moradora de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) que já aproveitou o Litoral para desfrutar do trem da Serra Verde. A gaúcha conheceu Curitiba, Morretes, Antonina e Paranaguá. “Sempre tive o sonho de fazer o passeio de trem, então vim dois dias antes do embarque no cruzeiro, peguei o trem em Curitiba e desci em Morretes. Amei muito”, contou.

A rota do Trem Caiçara destaca-se por utilizar a Maria Fumaça, a locomotiva a vapor mais antiga em funcionamento no Brasil. Foto: Diogo Seger Luciano

Turismo sustentável

O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, destaca a riqueza histórica do Paraná e a importância do turismo como uma fonte sustentável de geração de emprego e renda. “O Paraná tem muita história para contar e muitas opções de exploração do turismo, que é a fonte mais barata e sustentável de geração de emprego e renda. Buscamos, cada vez mais, mostrar o estado aos próprios paranaenses, brasileiros e também turistas estrangeiros com foco na preservação ambiental e os passeios de trem são exemplos claros desse segmento“, disse.

O Trem Caiçara oferece uma viagem mais curta, de Morretes a Antonina, mas igualmente encantadora, com 15 quilômetros e uma hora de duração. Foto: Uilian Carlos Fragallo

*Com informações da AEN